segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Marina e Guilherme comemoram sanção da Lei de Resíduos Sólidos


A candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, e seu vice, Guilherme Leal, visitaram hoje as instalações da Itautec, em Jundiaí (SP), para conhecer a unidade fabril e o centro de reciclagem de resíduos eletrônicos, primeiro instalado no Brasil pelo setor privado.

“Minha presença e a de Guilherme aqui é para chamarmos a atenção para a sanção da Lei de Resíduos Sólidos pelo presidente Lula no dia de hoje. Agora temos os meios para acabar com os vergonhosos lixões em que 25 mil crianças vivem daquilo que ali está. Ainda temos uma quantidade pequena de aterros sanitários. Só 13% do nosso lixo é despejado em locais adequados para sua destinação”, disse a presidenciável Marina Silva.

A legislação que regula o recolhimento, o tratamento e o uso do lixo tramitava no Congresso fazia 20 anos. Em 2007, o Ministério de Meio Ambiente, sob o comando de Marina, começou a articular a aprovação do dispositivo. A pasta foi responsável por integrar as diversas propostas sobre o assunto e atualizá-las. Em setembro daquele ano, o projeto foi encaminhado ao Congresso e aprovado três anos depois. “O presidente Lula vai sancionar uma lei em que 80% de seu conteúdo corresponde ao que foi elaborado pelo ministério”, relatou a senadora.

Ao lado de dirigentes da Itautec, Marina ressaltou que a experiência mostra que “cuidar adequadamente do lixo não é problema” e sim um “bom investimento”, capaz de gerar receita para a empresa e proteger o meio ambiente ao promover a reciclagem e o reuso dos produtos, além de criar uma cadeia produtiva que se sustenta dos resíduos, inclusive os eletrônicos. Esse é o espírito da legislação que vai vigorar.

Segundo a candidata, a iniciativa da fabricante de computadores mostra que boas práticas já existentes na sociedade podem ser transformadas em políticas públicas. “Muitos diziam que a logística reversa era algo que não podia ser implantado porque causaria prejuízo às empresas. A Itautec mostrou que isso é possível.”

O centro da Itautec instalado no interior de São Paulo existe desde 2001 e, nos últimos três anos, recebeu mais de 1.400 toneladas de equipamentos para reciclagem.

Marina destacou ainda a necessidade de se ampliar esse tipo de experiência por meio de incentivos, inclusive fiscais. “Infelizmente, em nosso país, aqueles que fazem sempre o delta a mais não recebem o apoio necessário. Precisamos mudar esse quadro”, afirmou.

Marina concedeu coletiva ao lado de Guilherme Leal.

Nenhum comentário: