sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Choro do Povo


Sexta-feira última, durante o programa Painel de Notícias, comandado pelo radialista Maurício Dias, o vereador Milton Sena do PV, conhecido como Milton da Natureza, ao desabafar, no ar,quanto ao dano que o descaso da prefeitura municipal de Jacobina tem causado aos mais carentes, chorou.
Durante o programa diversos cidadãos ligaram e falaram no ar sobre o sofrimento que se vive hoje na cidade para ter acesso a um simples exame. Mulheres relataram que passaram a noite no sereno em busca de um exame, que deve ser oferecido pelo serviço público, que recebe por isso, mas nada dá em troca. O radialista, indignado, questiona se alguém acha que estas pessoas vão até a radio mentir, evidenciando o péssimo estado da saúde pública local. O radialista fez esta pergunta, pois, prepostos da prefeitura foram ontem ao programa Clinica Geral que também é de seu comando, para dizer que a saúde do município vai bem e que vão realizar mutirões de saúde para servir ao povo.
Esta ferramenta, os tais mutirões de saúde, é utilizada quando tudo está dando errado e se precisa enganar a comunidade com um dia de “pão e circo”. Também é conhecida no meio dos profissionais que atuam com saúde comunitária como “Mentirões da saúde”, pois se conhece sua ineficácia enquanto estratégia que gere um cuidado singular, específico e continuado, como deve acontecer em território onde tem implantado o Programa de Saúde da Família.
Como toda a comunidade está sofrendo a desorganização total dos PSF’s, que nada resolvem e nem tem para onde encaminhar demandas de média e alta complexidade, o clamor de todos é pela chegada de uma UPA ( unidade de pronto atendimento- pronto socorro) das ambulância do SAMU, do Laboratório Central ( LACEN) e da Central de Regulação ( que realmente consiga regular,marcar, agendar, os exames e procedimentos necessários), pois muitos estão perdendo parentes e amigos por falta de atendimento médico adequado.
Um dia antes,o vereador Milton da Natureza este no funeral de um amigo em Lages do Batata, que faleceu por falta de assistência médica devida e a tempo. Quando ligou para o programa, ouvindo todas as outras reclamações do povo sofrido de Jacobina, sabendo do descaso dos colegas vereadores da situação e de dois da oposição, que resolveram concorda com a Prefeita na sua forma de governar, não suportou e veio às lágrimas, tendo que interromper sua fala.
Quem o conhece a mais tempo, antes de sua entrada na política, sabe de sua dedicação de décadas aos pobres. Entrou na políticas acreditando que poderia ajudar a minorar o sofrimento dos mais carentes, mas quando se deparou com a realidade vivida pelo legislativo e executivo atual, sentindo-se impotente, apelou para a mobilização comunitária para acabar com este sofrimento.
Neste momento não era mais Milton da Natureza, mas, a voz das pessoas simples e de origem humilde como ele. O choro foi do povo de Jacobina, que sofre e é desprezado por um grupo que usa toda a sua crueldade para oprimir e enriquecer. Espera-se que, enxugadas as lágrimas, este povo solte seu grito e mostre sua força no dia 18 de março: SOS Jacobina; UTI, SAMU E UPA já.
Cledson Sady

Um comentário:

Valente Verde disse...

Companheiros do PV de Jacobina e meu caro milton, nessa luta em que você representa milhares de eleitores e outros cidadãos que confiam no seu trabalho é preciso ter muita força para continuar desafiando esse sistema perverso em que o jogo de interesse de pequenos grupos acaba dominando e oprimindo toda uma população. acredito nos seus objetivo e no na sua seriedade de homem público. continue sua luta sem se omitir aos problemas sociais. Vá em frente!
Aldo de Valente.