quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aliados da prefeita aprovam pedido de empréstimo de 10 milhões.


Um dia após ir a uma emissora de rádio local para justificar à comunidade que estava com dificuldades para administrar o município por causa de um débito de 30 milhões de reais herdado da gestão anterior, a prefeita de Jacobina envia à Câmara de Vereadores a solicitação para fazer um empréstimo de 10 milhões. Segundo a prefeita a verba será utilizada para projetos de infra-estrutura no município. Essa justificativa foi considerada muito vaga pelos vereadores Milton da Natureza, Carlinhos do PT e Hildebrando Cedraz. Os citados vereadores queriam uma explicação mais detalhada de como, onde, quando e em quais obras serão utilizadas a verba. Eles solicitaram a presença da gestora, Valdice Castro, e do secretário de planejamento, Leopoldo Passos, para esclarecer à Câmara e à população os propósitos desse empréstimo. Os argumentos de Milton, Carlinhos e Hildebrando não foram suficientes para convencer seus colegas de bancada de oposição, Antônio do Pau Ferro e Rose do Junco, e aos vereadores da bancada de situação a aguardar os devidos esclarecimentos antes da votação do projeto. Dessa forma a bancada de situação, com o apoio do vereador Antônio do Pau Ferro e da vereadora Rose do Junco, aprovaram o parecer da comissão sobre o projeto sem terem conhecimento de que forma, em quais obras e nem em que localidades será usado todo esse montante.

O vereador Milton, em seu pronunciamento, sugeriu a bancada de situação que convencesse a gestora a ter o mesmo empenho que teve para conseguir esse empréstimo, a se empenhar também para estruturar o município para trazer a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o LACEN (Laboratório Central) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para Jacobina e região. Segundo o parlamentar, não adianta os vereadores de situação tentar justificar o injustificável, dizendo que a prefeita quer esses serviços para servir só ao município de Jacobina, sabendo que a parceria que o governo se propõe é para Jacobina sediar os serviços a nível regional, onde receberá o repasse de 80% dos custos, já que Jacobina é sede da Macrorregião de Saúde. Milton deixou bem claro que a chegada desses serviços vai de encontro aos interesses de um pequeno grupo que se beneficia com o atual caos da saúde no município, e que toda Jacobina tem conhecimento de quem são essas pessoas.

Na Sessão de 16.02.2011 o vereador Milton da Natureza, entendendo que Jacobina é uma cidade pólo com ótima posição estratégica em relação às cidades da região, dotada de boas condições de infra-estrutura e serviços, forte pólo turístico, conta com bons hotéis, agências bancárias e sedia uma série de eventos (seminários, congressos, cursos, etc.) fez os seguintes requerimentos à prefeita, na intenção da cidade não perder o seu papel como sede regional.

• Construir o Mercado do produtor (lembrando que Jacobina é o 4º maior entreposto de distribuição de hortifrutigranjeiros do estado da Bahia);
• Construir um Centro de Convenções (para atender a eventos de maior porte);
• Construir um Pólo Industrial (Para gerar emprego e renda, principalmente para os mais jovens que muitas vezes têm que migrar para outras regiões);
• Construir um aeroporto de maior porte para atender Jacobina e região;

Segundo o parlamentar, muitas dessas obras podem contar com parcerias com o governo do estado e governo federal através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Milton solicitou também:

• Realização de um curso de MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA, para aperfeiçoamento dos tratoristas do nosso município, evitando assim, os constantes gastos de operacionalização e até mesmo acidentes.
• Patrolamento e encascalhamento das estradas vicinais da região de Lajes do Batata (Xororó, São Caetano, Faz. Saco, Nova Várzea do Curral, Varginha, Ouro Verde, Pau de Colher, dentre outras).

A queixa de Milton e de alguns de seus colegas de bancada é que raramente a prefeita atende seus requerimento e indicações, provavelmente por divergências políticas. Mas o parlamentar alerta que o não atendimento às suas reivindicações prejudica ao povo jacobinense, dentre eles muitos eleitores da própria prefeita.

Nenhum comentário: