sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PMJ LANÇA CORTINA DE FUMAÇA COM "MENTIRÕES DA SAÚDE"


Ouvimos, no Clinica Geral desta quinta-feira, 17 de fevereiro, indignados, sobre um projeto politiqueiro e infantil, partindo da prefeitura de Jacobina, que pretendo oferecer a população do município uma feira de saúde em troca do que se quer: SAMU,UTI, LACEN e UPA, ou seja, atendimento de urgência e emergência de verdade.Querem enganar a população como os sem caráter fazem com criança oferecendo doces.
Tal grupo, liderados pelo secretário municipal de saúde, mas tendo a frente um assessor para assuntos políticos, que nada entende de saúde pública, mas, de assessoria midiática, ocupou a rádio para lançar um projeto “ cortina de fumaça” no setor da saúde. Como os PSF não estão funcionando bem, sempre com falta de pessoal e material, sem terem para onde encaminhar os pacientes quando da necessidade dos mais simples exames ou procedimentos de média complexidade, pensaram em fazer uma série, (segundo o tal assessor seriam 11 este ano) de mutirões de saúde, também chamado pelos sanitaristas e profissionais da saúde coletiva como MENTIRÕES da saúde, pela baixa resolutividade que estas ações oferecem, pois só acontecem quando o dia a dia dos serviços não está funcionando e depois deles, tudo continuará na mesma.
Qualquer pessoa razoavelmente informada sabe que um PSF para funcionar deve fazer todo o levantamento dos problemas da área adstrita, das lideranças comunitárias, dos estabelecimentos comerciais, núcleos religiosos, associações e etc, para, em conjunto com a comunidade, oferecer serviços de saúde coletiva, com visitas domiciliares, consultas ambulatoriais, todos os programas do Ministério da saúde para o programa de saúde da família (saúde da mulher, saúde do idoso, da criança, hipertensão e diabetes, cobertura vacinal, etc) e estruturar a rede de cuidados, inclusive para onde encaminhar qualquer caso, desde atendimentos simples até os de média e alta complexidade.
Quando isto não ocorre, como por exemplo, aconteceu com o PSF da Catuaba, que foi desmontado, prejudicando objetivamente a comunidade do Mutirão da Pedra Branca, que receberá o primeiro “Mentirão”, a estratégia volta a ser a antiquada estratégia de “atendimento no susto”, aquele não planejado, de qualquer jeito, empurrando o paciente para uma fila qualquer, como assistimos diariamente nos hospitais da cidade.
Depois de dois anos de total caos na saúde pública de Jacobina o tiro de misericórdia será os “Mentirões da saúde”, estratégia muito utilizada antigamente nos pequenos municípios sem estrutura de PSF, o famoso atendimento de sufoco, quando nada se faz, tira-se um dia e atende-se um monte de gente, sem observar as singularidades, sem conhecer as famílias, sem data certa para rever os pacientes nem a comunidade. Trata-se do carro pipa da saúde.
O que o povo de Jacobina quer será dito no dia 18 de março nas ruas: UTI, SAMU, LACEN E UPA. Atenção primária organizada já havia antes de 2009 e esta gestão, em defesa de interesses pessoais e contra a população mais carente destroçou. Agora querem enganar as pessoas com pão e circo? Chega de mentiras, chega de cinismo, o povo de Jacobina quer a saúde que já teve de volta.

Nenhum comentário: