sábado, 17 de outubro de 2009

PARTIDO VERDE DE JACOBINA-BA EXPULSA VEREADOR INFIEL


A Direção da Comissão Provisória Municipal do Partido Verde de Jacobina – BA expulsou o vereador Noelson Oliveira de Souza, eleito pela legenda nas eleições de 2008. A Comissão de Ética do Partido, depois de analisar denúncias contra o edil e constatar a veracidade das mesmas, deu o parecer favorável à sua expulsão.
O vereador, desde a campanha e no decorrer do seu mandato, vem desobedecendo frontalmente ao Estatuto do Partido Verde e às deliberações do Diretório Estadual e Municipal do PV. O vereador não compareceu à convenção do Partido, na qual foi decidido o apoio à candidatura ao PMDB para o executivo nas eleições de 2008; Não apoiou o candidato Rui Macedo (PMDB) durante a campanha, como ficou deliberado na Convenção; não votou no Vereador Milton Sena, do PV, para presidência da Câmara Municipal Contrariando à orientação da Direção Estadual e Municipal do partido e o empenho de sua palavra dada um dia antes da eleição, em reunião de diretoria; não faz parte da bancada da qual faz o PV, seguindo orientação da Comissão Municipal; não colabora financeiramente com o Partido Verde, conforme determina o Estatuto do Partido; não segue as orientações da Comissão Municipal do PV na condução do seu mandato e segue as diretrizes do grupo político liderado pelo senhor Leopoldo Passos e a prefeita Valdice castro, do DEM, partido não afinado as diretrizes ideológicas, políticas e estatutárias do PV.
Todas essas questões foram avaliadas e comprovadas pelas direções municipal e estadual antes de ser tomada a decisão de expulsão do vereador. Está em andamento o processo de resgate do mandato, pois, de acordo com a atual legislação eleitoral, o mandato pertence ao partido, e não ao vereador.
O Partido Verde de Jacobina participou da vitória eleitoral e da gestão passada, juntamente com outros partidos progressistas, mas preservou e preserva sua identidade, valores e metas. O PV não aceita ser tratado como legenda de aluguel, onde pessoas descompromissadas com os ideais do partido querem utilizá-lo apenas para se eleger e depois rasgar o Estatuto e dar as costas para seus companheiros conduzindo o mandato para assegurar seus interesses pessoais e/ou de “lideranças” que sempre estiveram comprometidas em se locupletarem do patrimônio público.
As decisões no Partido Verde de Jacobina são tomadas de forma democrática onde os membros que participam das reuniões opinam, sugerem e discutem os passos que devem ser tomados por seus integrantes, principalmente os que detêm mandato. Um exemplo disso é a atual discussão sobre as eleições de 2010 onde, seguindo orientação do Diretório estadual, estão sendo discutidos nomes do PV para concorrem a vagas na Câmara Estadual e Federal, para seguirmos coerentes com os ideais que acreditamos e abraçamos.
Com essa decisão o PV de Jacobina demonstra seu compromisso com seus ideais e honra aos seus filiados e simpatizantes com posturas sérias e voltadas para a moralização da política tão desgastadas por exemplos de impunidades e jogos de interesses pessoais e de grupos em detrimento da maioria da população.

Nenhum comentário: