segunda-feira, 17 de maio de 2010

18 de Maio, dia da luta antimanicomial:

Dia 18 de maio é comemorado o dia da luta antimanicomial, movimento que busca uma atenção mais justa e humana aos portadores de transtornos mentais e seus familiares. A história de terror vivida por estas pessoas nos manicômios, que fizeram a riqueza de uma elite desumana de donos de instituições medievais, especialistas em violação aos direitos humanos, deu origem ao movimento por implantação de serviços substitutivos que levassem em consideração a dignidade da pessoa humana.
Deste movimento, entre outras coisas, surgiram os Centros de atenção psicossocial, os Caps. Em Jacobina, em 2005 e 2006 foram implantados dois caps’s, depois de longa e tenebrosa história de desassistência a esta clientela no município. Na região foram implantados caps’s e serviços de atenção psicossocial, que priorizam o cuidado no território, a inclusão social, a intersetorialidade, a singularidade na atenção.
Neste ano, quando ocorrerá a IV Conferência Nacional de Saúde Mental, o dia da luta antimanicomial tem um apelo a mais em relação aos avanços que devem ocorrer na assistência ao portador de transtornos mentais.
Queremos aqui homenagear a todos os profissionais que atuam em serviços substitutivos, que estão lutando pela humanização no cuidado a esta clientela. Que as dificuldades colocadas pelos gestores insensíveis sejam compensadas pelo amor daqueles que amam sua tarefa e ao próximo. Por favor, continuem na resistência, não deixem que os maus e medíocres façam o atraso prevalecer na vida destas pessoas nem na de vocês. Da mesma forma, nossa homenagem a todos os portadores de sofrimento psíquico e as suas famílias, que sabem muito bem a diferença entre o antes e o depois dos serviços substitutivos.
Nossa repulsa aos covardes, que por dinheiro e pequenez moral se curvam aos gestores insensíveis e desumanos, que economizam migalhas em detrimento ao apoio a estes nobres serviços e conseqüentemente a sua fragilizada clientela.
Aos covardes, o julgamento da história e de Deus, de quem nada se esconde.

Nenhum comentário: