segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vereador Milton da Natureza solicita convocação do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente


O vereador Milton da Natureza (PV), que no seu primeiro mandato foi o criador do Código de Meio Ambiente do Município de Jacobina, tem sido um incansável defensor das questões ambientais na Câmara de Vereadores. Na última Sessão (27/04) o parlamentar solicitou que a mesa diretora daquela casa convoque o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Coordenação de Meio Ambiente, para que ele preste contas à comunidade sobre a grande quantidade de árvores que têm sido derrubadas no município, caracterizando-se num verdadeiro crime ambiental, e apresente ao povo jacobinense o Projeto de Gestão Ambiental da atual gestão municipal. Milton sugeriu a criação de um Plano de Arborização Urbana, incluindo a sede e o interior, para ser colocado em prática urgentemente.
O vereador voltou a cobrar a implantação urgente de um aterro sanitário no município. O edil disse que o aterro deve ser implantado em outra área, pois existem estudos confirmando que o chorume produzido pelo atual lixão é levado por um riacho para a Lagoa Antônio Teixeira Sobrinho, habitat de uma grande biodiversidade, e que é usado por muitas pessoas que sobrevivem da pesca, lavagem de roupa e usam a água para consumo e irrigação.
O edil salientou que Jacobina é conhecida na região pelo bom trabalho na área de limpeza pública, mas que nos últimos anos, a empresa que recebe um alto valor para cuidar do setor, não está fazendo um trabalho satisfatório, deixando muita sujeira nas ruas da cidade, distritos e povoados. Dentro desta questão Milton sugeriu que o poder público incentive projetos de conscientização para a comunidade, a começar por estimular a coleta seletiva nas escolas, e capacitação e estruturação da cooperativa de catadores de resíduos sólidos.
Finalizando, o vereador disse que Jacobina como pólo regional, tem que voltar a ser referência para os municípios circunvizinhos nas diversas áreas da administração pública, a exemplo da saúde e meio ambiente. Ressaltou ainda que o povo jacobinense atualmente precisa voltar a se orgulhar de sua cidade e os municípios da região tem que ver jacobina como um exemplo a ser seguido, e isto, infelizmente não é o que está acontecendo.

Nenhum comentário: