quinta-feira, 15 de julho de 2010

Marina vê risco de "estelionato ambiental" em Código Florestal


A candidata à presidência pelo Partido Verde, Marina Silva, respondeu à provocação feita pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao seu vice, Guilherme Leal, por ele estar sob investigação do Ibama por suposto crime ambiental. "O Ibama esta no seu papel de vistoriar. E qualquer vistoriado deve apresentar seus documentos. E o Guilherme tem a clareza e a inteireza de ter toda a documentação na forma como ele apresentou. (...) O que o deputado não pode fazer é querer usar isso como justificativa para o estelionato ambiental que estão tentando promover com a mudança do Código Florestal", falou Marina, referindo-se ao Novo Código Florestal, proposto por Rebelo.
A ex-ministra do Meio-Ambiente garantiu, nesta quarta-feira (14), durante evento promovido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo, que Leal apresentou toda a documentação pedida e que está tranquila com isso.
Durante seu discurso, Marina foi aplaudida quando falou da necessidade da reforma política e criticou o atual governo. "Pediram mais uma chance de quatro anos. A sociedade brasileira é generosa e deu a chance também de mais quatro anos. E novamente as pessoas estão pedindo mais uma chance para chegar aos 12 anos, provavelmente, para fazer aquilo que não foi feito nos últimos anos". Ela também criticou o fato de o presidente Lula ter falado o nome de Dilma Rousseff (PT) durante o anúncio do leilão do trem-bala. "Acho que a atitude do presidente, inclusive por ser um homem que goza de alta popularidade, não pode ser usada para extrapolar a legislação eleitoral (...) Quanto mais amigo do rei, mais alta a forca".
Marina relembrou seu tempo de sindicalista, quando, em 1984, era vice-coordenadora da CUT no Acre ao lado de Chico Mendes. "Eu venho de uma origem muito parecida com os que estão aqui". A senadora voltou a elogiar o presidente Lula e ressaltou que ele é o responsável pelo fim do mito de que o bolo precisaria crescer para ser dividido com os mais pobres. "Acho que o Brasil que já elegeu o sociólogo, o Brasil que elegeu o operário e perdeu o medo de ser feliz pode continuar ousando. O Brasil pode escolher a primeira mulher presidente da República. Não apenas por ser mulher, mas pela visão que tem, pela trajetória que tem, pelas propostas que tem".
A senadora aproveitou a ocasião para ressaltar o quanto ela e o candidato à presidência pelo PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, eram dignos e criticou os rivais Dilma e José Serra (PSDB). "Por que a gente vai ficar desperdiçando tempo com guerra de dossiê pra cá, guerra de dossiê pra lá?". Marina ainda disse que tanto Dilma quanto Serra são muito parecidos e têm um perfil de gerente, com experiência administrativa. "Só que o Brasil é maior que o currículo e o passado deles", concluiu.

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4566295-EI15315,00-Marina+ve+risco+de+estelionato+ambiental+em+Codigo+Florestal.html

Nenhum comentário: