quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Comunidade de Lages do Batata recebe comitiva para discutir Desenvolvimento Econômico e Social.


Numa iniciativa do vereador Milton Sena do Partido Verde, aconteceu na última segunda-feira, 17/08/09, com início às 18:00Hs, uma reunião na sede da Associação Comunitária e Assistencial de Lages (ACAL) que teve como tema central Desenvolvimento Econômico e Social. Além do vereador, estiveram também presentes na reunião o Sr. Renilton , Presidente da ACAL e represente dos associados, Sr. Valberto, Gerente do BNB (Banco do Nordeste), Sr. Iranildo, Coordenador do PRONAF, Sr. Flávio Júnior, Técnico da EBDA e produtores rurais e moradores de Lages do Batata e região, somando um público de quase cem participantes.
O Sr, Renilton abriu a reunião cumprimentando a todos e dando as boas vindas aos convidados. Em seguida passou a palavra ao vereador Milton Sena. Em suas palavras o vereador demonstrou conhecimento da realidade local e falou da importância da organização das associações para que sejam encontradas novas alternativas e melhores caminhos para que a região venha alcançar o desenvolvimento econômico e social. Milton relatou a experiência da comunidade de Quicé, pequeno distrito de Senhor do Bonfim, onde com a união dos produtores, foi formada uma Cooperativa gerando trabalho e renda para 80% dos seus moradores. Prosseguindo o vereador disse: “Se os moradores de Quicé conseguiram, porque nós não podemos conseguir também? Somos inteligentes, trabalhadores e honestos, requisitos essenciais para o desenvolvimento da nossa comunidade... não podemos permitir que os nossos jovens saiam para cidades distantes em busca da sua sobrevivência, precisamos nos organizar para, de uma vez por todas, gerar emprego e renda na nossa região... temos o arenito, pedras portuguesas e o sisal, esse ouro do sertão, que produz o ano inteiro. Precisamos fortalecer a cadeia produtiva desses produtos, agregar valor e fundarmos cooperativas para termos preços mínimos garantidos”.
O Gerente do BNB, Valberto, e o Coordenador do PRONAF, Iranildo, falaram sobre a importância das associações estarem com as documentações organizadas e em dias, para terem acesso a créditos, renegociação de débitos e participarem de programas de desenvolvimento para a região (PRONAF, Semi-Árido, Mais Alimento, FNE, Cred-Amigo, Agro-Amigo e Capital de Giro, dentre outros).
O Técnico da EBDA, Flávio Júnior, falou sobre o cadastramento dos produtores de sisal, armazenamento do produto e explicou que o limite de compra por produtor é de até 50 toneladas por safra, com o preço mínimo garantido pela CONAB de R$ 1,04 por quilo e que a umidade permitida é de 13,5. Flávio informou ainda que a visita dos técnicos aos produtores que já haviam se cadastrados iria começar na terça-feira, 18/08/09.
No decorrer da reunião muitos produtores, demonstrando interesse nos temas abordados, fizeram comentários e questionamentos, no que foram devidamente atendidos pelos palestrantes.
No final a palavra foi cedida mais uma vez ao vereador Milton Sena, que informou aos presentes que o Partido Verde (PV), estará em breve promovendo um Fórum de Discussões com a finalidade de alavancar o progresso na região. Essa notícia foi recebida com entusiasmo por todos.
O Presidente da ACAL, Renilton, disse que o encontro foi bastante proveitoso, que todos estavam satisfeitos e desde já aguardavam o Fórum anunciado pelo vereador Milton. Por fim agradeceu a presença dos convidados e do grande número de pessoas presente.

Um comentário:

blogger disse...

O edil Milton da Natureza vem fazendo o verdadeiro papel de um edil: além de legislar e fiscalizar os atos do executivo, procura alternativas para e melhoria da qualidade de vida dos munícipes. É isso aí companheiro:vamos à luta.
Nao esqueca de investigar quem da esfera estadual mandou retirar o equipamento do infocentro. Ou será que isso foi a mando local?