quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Com a produção de ouro Jacobina torna-se o nono município exportador da Bahia, ultrapassando Barreiras. E quanto consumiu de Cianeto?


Barragens de rejeitos da Yamana Gold em Jacobina


Com a produção de ouro Jacobina torna-se o nono município exportador da Bahia, ultrapassando Barreiras. E quanto consumiu de Cianeto?
Barragens de rejeitos da Yamana Gold em Jacobina

Segundo dados divulgados esta semana pelo Governo do Estado, diversos municípios baianos elevaram as vendas externas durante o primeiro semestre deste ano. Com vendas totais de US$ 4,9 bilhões em seis meses, a Bahia teve alta de 18,4% na comparação com o mesmo período de 2010.

O município de Jacobina teve um incremento ainda maior, alcançando um percentual de crescimento de 64% nas suas exportações, devido, principalmente, às vendas externas de ouro feitas pela empresa Yamana Gold, que administra as minas da Jacobina Mineração e Comércio.

Entre os dez principais municípios exportadores, Jacobina superou o município de Barreiras, ficando com o 9° lugar em volume de exportação. Além de Jacobina e Barreiras, tem ainda Camaçari, São Francisco do Conde, Mucuri, Dias D’Ávila, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis, Ilhéus, Candeias que ocupam as oito primeiros posições no ranking da Coordenação de Acompanhamento Conjuntural da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

A OCMAL - Observatório de Conflitos Minerais da América Latina, diz que, para extrair um quilo de ouro, leva uma média de 140-160 quilos de cianeto sódio e pode contaminar regiões remotas para 2000 km do local do lançamento.

Estar em contato com o cianeto, quer no estado líquido, sólido ou gasoso o corpo absorve rapidamente na pele e das mucosas. Sem no entanto, ainda é perigoso quando inalado, porque distribui mais rapidamente no corpo. Em caso de doses letais, cianeto impede a respiração dos seres vivos. Esta falta de respiração impede o transporte de oxigênio pelo sangue e que ponha à morte por prisão ou cardíaco respiratório. Diz-se que o morre intoxicado de "asfixia interna".

Para um adulto, quantidades muito pequenas são suficientes para causar-lhes morte: a inalação insuficiente de 50 mg (um ou dois grãos de arroz) de vapor cianeto de hidrogênio, ou ingestão de 200 a 300 mg (5 a dez grãos de arroz) sodio45 cianeto.

Para produzir 25 kg de ouro gera:
50 mil toneladas de resíduos sólidos
• 240 toneladas de dióxido de carbono (o equivalente a uma viagem de 1,3 milhões milhas de carro)

E consome em média:
35,5 milhões de litros de água, o que corresponde a um consumo de 400 litros por segundo
• 4 toneladas de cianeto

Por todos estes motivos o processamento de ouro através do cianeto não é mais permitido na Europa.

Procure fazer uma análise quantos de quilos de ouro a Yamana Gold produziu em Jacobina e faça a média de quantas toneladas de cianeto foi para o lençol freático do Itapicuru Mirim chegando até a sua foz no Atlântico Norte, na localidade do Conde na linha verde.

Fonte: http://almacks.blogspot.com/2011/08/com-producao-de-ouro-jacobina-torna-se.html

Nenhum comentário: