terça-feira, 22 de setembro de 2009

CPI em Jacobina: As raposas tomando conta das galinhas.


Jacobina é a cidade onde acontecem as coisas mais assombrosas. A última sessão da Câmara de Vereadores (21/09/09) comprova isso. Em sessões anteriores o vereador Milton Sena, do PV, solicitou através de requerimento, a criação de uma CPI para averiguar denúncias contra o Poder Executivo e Poder Legislativo do Município. O presidente da Câmara, claramente tentou inviabilizar a formação da comissão, mas não conseguiu, pois o requerimento estava respaldado na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara. Vendo-se obrigado a criar a CPI, o presidente da Câmara fez uma manobra que deixou evidente o receio que seu grupo tem da apuração das denúncias. Por incrível que pareça ele formou uma comissão composta só com vereadores comprometidos com a atual gestora. Ou seja, a Comissão é formada por elementos que podem estar totalmente comprometidos, junto com a gestora, com as denúncias que devem ser apuradas. Isto quer dizer que prováveis denunciados vão apurar denúncias contra si próprios e/ou contra o grupo do qual fazem parte. Essa atitude do presidente deixou a bancada de oposição indignada, ainda mais porque na sessão anterior ele tinha se comprometido publicamente de incluir o vereador Milton na Comissão. Esta decisão deixou os vereadores de oposição e pessoas presentes na sessão indignados, levando a bancada a se retirar do recinto por verem a maracutaia do presidente e do grupo da situação. Pessoas presentes na sessão também se indignaram e comentaram que essa atitude era uma demonstração de que a prefeita e seus vereadores estavam realmente envolvidos nas irregularidades denunciadas e que tinham medo de que as apurações desmascarassem a todos.
Milton disse que não ia se deixar intimidar pela manobra realizada e que iria adiante na apuração das denúncias, mesmo não fazendo parte da CPI, e que iria levar o resultado das apurações até instâncias superiores, pois ainda acredita na Lei e as irregularidades que estão acontecendo em Jacobina não podem ficar impunes.
Na terça-feira, 22/09/09, o vereador participou do Programa Painel de Notícias, onde conversou sobre o assunto com o radialista Maurício Dias. No programa, Milton explicou ao radialista e aos ouvintes que solicitou a criação da CPI para averiguar várias denúncias contra o Poder executivo e Poder Legislativo do município, e dentre estas queixas constam a de superfaturamento nos contratos de ônibus escolares, casos de nepotismo, inclusive envolvendo vereadores indicados pelo presidente da Câmara para compor a Comissão, esclarecimentos sobre a questão de combustível da Câmara e funcionários que não dão o devido expediente. A população jacobinense que tomou conhecimento do assunto através do programa também ficou indignada. Um dos comentários mais recorrentes entre as pessoas é a de que a não inclusão de nenhum vereador de oposição na CPI era a prova cabal da existência de irregularidades e que a prefeita e seu grupo estavam com medo de vir ao conhecimento da população e da justiça a apuração das denúncias. Milton falou ainda que, junto com os colegas de oposição estão procurando os meios legais para que a CPI não acabe em “pizza”, pois esse é o desejo dos vereadores da situação e do grupo político que atualmente está à frente da administração do município. Por fim o vereador disse que: “Raposas não podem tomar conta de galinheiro”.

Nenhum comentário: