sábado, 21 de novembro de 2009

Vereador Milton da Natureza denuncia: “Governo não assume compromisso com produtores de sisal.”


Os produtores de sisal, um dos pilares da economia de Jacobina, estão passando dificuldades devido a falta de compromisso do governo. Essa foi a declaração do vereador Milton da Natureza na última sessão da Câmara de Vereadores de Jacobina no dia 17/11/09. O edil relatou que a produção e sisal é responsável pela sobrevivência de centenas de famílias da região e a CONAB se comprometeu comprar a safra 2009/2010 por um preço justo, incentivando investimentos na cultura. Porém, alegando que o governo não depositou os recursos, a CONAB simplesmente parou de comprar o sisal. Milton manteve contato com os produtores que disseram que se não forem tomadas providências para resolver a situação, atitudes mais drásticas serão tomadas, a exemplo de tocar fogo em cargas de sisal em plena rodovia, pois acham que só assim conseguiram chamar a atenção das autoridades competentes. O vereador, sensibilizado pela situação dos trabalhadores já acionou os deputados Sérgio Passos, estadual, e Edson Duarte, federal, pedindo providências urgentes perante os setores responsáveis. “A situação dos trabalhadores é de calamidade e não é justo que o governo promova derramamento de dinheiro público de forma desnecessária, como é o caso de tantas propagandas, enquanto o pai de família, que trabalha duro, vê sua família passar fome” desabafou o vereador.
Ainda na sessão da Câmara Milton falou sobre o escândalo do "Bolsa Família" em Jacobina, onde pessoas que não necessitam recebem de forma ilegal o benefício do governo federal, lesando os mais necessitados. Dentre essas pessoas estão professores, coordenadores vice-diretores e até diretores de escolas públicas, inclusive indivíduos parentes de vereadores do município.
Milton falou também das denúncias nas emissoras sobre o descaso do poder público municipal com o Meio Ambiente onde crimes ambientais ocorrem a todo o momento e nenhuma atitude é tomada para coibir. Vários caminhões saem diariamente do município carregados de areia para outros municípios, a exemplo de Irecê, só ficando para Jacobina a degradação do ambiental. O outrora tão combativo Pelotão Ambiental da Guarda Municipal não tem agido, não se sabe o porque.
A educação também foi tema da fala do vereador. Ele solicitou empenho do líder da bancada de situação em marcar uma audiência com a prefeita para tratar de assuntos de interesse da classe, a exemplo do Plano de Cargos e Salários. Disse que não sente empenho dos prefeitos em investir em melhores salários e condições de trabalho para os educadores por temerem que, com uma melhor qualidade de ensino, o povo fique mais esclarecido, votando de forma mais consciente.
Milton prosseguiu falando sobre o caos da saúde em Jacobina que foi implantado desde o início desta gestão. Falou sobre a situação dos pobres que estão se desfazendo de seus bens para cuidarem da saúde e questionou sobre o destino das verbas que vêm para a saúde no município e a quem interessa o desmanche do setor.
O vereador falou ainda sobre a possibilidade da perda do matadouro para o município de Miguel Calmon com a intervenção do PT, através do secretário Rui Costa. Disse não entender essa relação PT e DEM em Jacobina, pois a prefeita já declarou apoio a Jorge Khoury para deputado federal e provavelmente irá apoiar o candidato a governador do seu partido, Paulo Souto.

Um comentário:

O Professor disse...

Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é:
www.vereadores.net vale conferir.