sábado, 11 de junho de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CPT NA CÂMARA DE VEREADORES DE JACOBINA


Vereadores: Milton da Natureza, Hildebrando Cedraz e Carlos Mota

MINERAÇÃO A QUEM INTERESSA?

No último dia 08, às 09:30 hs, aconteceu na Câmara de Vereadores de Jacobina, AUDIÊNCIA PÚBLICA organizada pelas CPTs e Dioceses de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Ruy Barbosa, tendo várias outras entidades apoiando o evento, que foi discutido casos EMBLEMÁTICOS vividos pelas comunidades diretamente IMPACTADOS pelas seguintes mineradoras:
YAMANA GOLD – Comunidades de Jabuticaba, Itapicuru e Canavieiras;
FERBASA – Comunidades de Brejo Grande em Campo Formoso e Andorinhas;
QGN – Itapura, Miguel Calmon
Moradores da macro região de Juazeiro.

Além dos depoimentos dos casos emblemáticos, também o grande público presente, tiveram a oportunidade de narrar suas denúncias que foram ouvidas pela Drª Promotora do Meio Ambiente Andréa Scaff.
A Sociedade Civil e entidades presentes à AUDIÊNCIA PÚBLICA tiraram um documento com várias reivindicações que foram entregues a Promotora e aos Vereadores.

E após a realização da AUDIÊNCIA PÚBLICA, quatro ônibus com representantes das comunidades que estiveram participando da reunião, se dirigiram para a Canavieiras, que é uma das comunidades IMPACTADAS pela mineradora canadense Yamana Gold e BLOQUEARAM o acesso a Mina.
O protesto foi das 14:00 Hs às 16:00 Hs, horário em que a Empresa faz a troca do turno, conhecido na região como “Corujinha” dos mais de 1 mil funcionários diretos da Empresa e dos funcionários das “gatas” que prestam serviços a Yamana.

Durante o protesto, mais de 200 pessoas presentes cantavam, recitavam e gritavam palavras de Ordem na maior civilidade e paz. Fomos procurado por alguns funcionários da Empresa, abriu o canal de discussão e solicitamos a presença dos Diretores da Empresa, o qual fomos informados que o Marins não se encontrava na Empresa e inicialmente o Luiz Fregadore se dispôs a receber a Comissão de negociação, esta por sua vez não aceitou ir aos escritórios da Yamana e o Luiz Fregadore cedeu, e desceu do seu virtual “pedestal” e veio a onde o povo estava e a Comissão lhe entregou um documento solicitando vários encaminhamentos o qual prometeu na próxima terça feira, dia 14, responder a Comissão.

Fonte: http://almacks.blogspot.com/2011/06/acesse-aqui-o-album-de-fotos-mineracao.html

Nenhum comentário: