quinta-feira, 31 de maio de 2012
O vereador Milton da Natureza (PV) promove reunião para discutir ações de combate aos efeitos da seca na região de Lages do Batata.
O vereador Milton da Natureza promoveu no dia 19/05 (sábado) uma ampla reunião em Lages do Batata para discutir com a comunidade a necessidade, mas que urgente, de ações de combate aos efeitos da prolongada seca que assola a região. O parlamentar, por ter uma propriedade rural na região, tem um grande conhecimento do sofrimento pelo qual passa todos aqueles que dependem do trabalho na agricultura e criação animais para a sobrevivência. Na reunião estiveram presentes representantes de várias associações rurais, a exemplo da Associação comunitária e Assistencial de Lages; Associação dos Produtores Rurais de São Caetano; Associação do Assentamento Alagoinhas; Associação do Assentamento Fé em Deus; Associação do Assentamento Corte Grande; Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Ouro Verde; Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Pau de Colher; Associação dos Pequenos e Grandes Produtores Rurais da Comunidade do Saco; Organização Não Governamental Criança do Sertão; Associação do Assentamento Mucunã; Associação dos Produtores de Lages; Associação dos Produtores Rurais da Comunidade do Xororó, além de agricultores e pessoas da comunidade de Lages do Batata.
Vários agricultores presentes se pronunciaram, relatando as dificuldades pelas quais estão passando, a exemplo de perda de lavouras e morte de animais, que acarretam em problemas como dificuldades para o pagamento de seus débitos e até mesmo para subsistência de suas famílias. Outro motivo de preocupação é a falta de providências concretas, por parte dos órgãos públicos, para tentar amenizar a situação de calamidade pela qual passam inúmeras famílias da região.
O vereador Milton da Natureza propôs a elaboração de um documento relatando a situação e pedindo providências a todos os órgãos públicos que possam contribuir de alguma forma para ajudar no combate a seca e suas consequências na região de Lages do Batata. O documento alerta as autoridades de que:
• Está é a maior estiagem dos últimos 50 (cinquenta) anos;
• A população estimada de Lages do Batata é de 8.000 (oito mil) habitantes;
• A maior parte da comunidade da citada região é formada por pequenos agricultores familiares;
• As aguadas públicas e privadas estão todas secas;
• A maior parte das pessoas afetadas pela seca não têm outra fonte de renda a não ser o trabalho no campo.
No documento a comunidade solicita também as seguintes providências:
• Viabilizar a concessão de crédito emergencial;
• Envio de máquinas e equipamentos para limpeza de aguadas já existentes e a construção de novas aguadas, prevendo a possível vinda de chuvas dentro em breve;
• Construção de bebedouros para animais;
• Abertura de frentes de trabalho para atendimento emergencial aproximadamente 500 (quinhentos), trabalhadores rurais que se encontram em dificuldade econômica para sua sobrevivência;
• Perfuração e instalação de poços tubulares na região;
• Distribuição de 500 (quinhentas), cestas básicas mensais para as famílias atingidas pela seca;
• Envio de caminhões pipas em número suficiente para fornecer água potável para as famílias atingidas pela seca;
• Aquisição de máquinas forrageiras para produção de ração animal;
Milton da Natureza disse que nesse momento bandeiras partidárias e ideológicas devem ser deixadas de lado para que todos, juntos, lutem para superar os citados problemas para o bem de toda a coletividade.
Na segunda-feira (21/05) o documento, contendo a assinatura de representantes das Associações presentes na reunião, foi enviado a vários órgãos públicos municipal, estadual e federal, deixando os moradores da região esperançosos quanto ao atendimento de suas reivindicações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário