terça-feira, 4 de maio de 2010

Marina Silva volta a criticar eleição plebiscitária


A pré-candidata à presidência da República pelo PV, a senadora Marina Silva, disse na manhã desta segunda-feira (3), em entrevista por telefone à Rádio Metrópole, de Salvador, que apostar em "eleição plebiscitária" é referendar "discurso fácil" que tenta apresentar apenas as candidaturas de tucanos e petistas como possibilidade na sucessão ao governo Lula.

Entrevistada pelo radialista Mário Kertész, Marina rechaçou as argumentações sobre o tom monotemático de sua candidatura, atribuindo tal análise à incompreensão dos demais partidos e candidatos sobre o que é desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente enquanto políticas transversais.

Quanto à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, a senadora afirmou que, enquanto ministra do Meio Ambiente, havia situações em que discordavam fortemente, mas também apontou momentos de aproximação dos pensamentos, embora não tenha discorrido sobre eles. "O desenvolvimento sustentável é o caminho que deve ser seguido", apontou a ex-ministra, que afirmou que continuou no governo enquanto tinha o presidente Lula a seu favor, principalmente nos embates contra os ex-ministros Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Reinhold Stephanes (Agricultura) . "As pessoas não compreendem que podemos melhorar a vida das pessoas com sabedoria", comentou.

A senadora voltou a lamentar a saída do deputado federal Ciro Gomes (PSB) da corrida presidencial. "Lamento profundamente. Temos que ampliar o leque para ter mais opções de escolha". A verde entende que o socialista foi vítima da ingratidão de quem não acredita na democracia do ponto de vista prático. "Com voto útil já no primeiro turno, é a democracia que perde. Mas (a eleição) não será plebiscito. As pessoas são livres para votar", pontuou ela, para justificar a razão do segundo turno.

A pré-candidata do PV disse que há conquistas do governo Lula que precisam ser mantidas, mas ressaltou que existem avanços a serem feitos ainda nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Marina insistiu, entretanto, que o que está em jogo não é disputa entre o governo de Fernando Henrique Cardoso, que não é candidato, e de Lula, que já está saindo.

Na entrevista, não faltaram também elogios ao ex-cacique do carlismo Antônio Carlos Magalhães (1927 - 2007). Marina lembrou que foi o ex-senador quem idealizou a criação do Fundo do Combate à Pobreza que, como afirmou, serviu de base para a criação dos programas sociais do atual governo Lula. "Lamentavelmente, nem tudo foi assimilado (do Fundo)", disse Marina, que ressaltou a relação de respeito que tinha com o ex-senador, apesar dos enfrentamentos e divergências.

Recado ao PV baiano
Durante a entrevista, Marina Silva mandou um recado para o verdes baianos, como o ministro da Cultura Juca Ferreira, que insistem em manter aliança no primeiro turno com o governador Jaques Wagner (PT), que tentará a reeleição. Ela cobrou coerência dos correligionários baianos e afirmou que os candidatos do partido ao governo estadual e ao Senado são os deputados federais Luiz Bassuma e Edson Duarte, nesta ordem.

No último sábado (1º), o PV baiano definiu que terá 53 candidatos à Assembleia Legislativa e 23 para a Câmara, em encontro da Regional Leste da legenda, que contou com representantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo - na ocasião, o partido reinagurou de sua sede no Rio Vermelho, em Salvador. Ao encontro, compareceram o presidente nacional do PV, Luiz Penna, e o coordenador da Região Leste, Fernando Guida.

Marina Silva confirmou que estará em Salvador nos dias 21 e 22 de maio. O deputado Luiz Bassuma entende que a pré-candidata à presidência "vem se consolidando como uma alternativa real de poder, apresentando um crescimento constante e sustentado, conforme vem sendo revelado pelas pesquisas". Segundo ele, a vinda de Marina à Bahia reforçará ainda mais a simpatia e a boa receptividade que a mesma vem tendo no Estado.

03 de maio de 2010 • 13h34 • atualizado às 14h03
Foto: Sérgio Masson/Futura Press / Davi Lemos - Direto de Salvador

Ouça a entrevista de Marina Silva à Rádio Metrópole na íntegra pelo link http://www.radiomet ropole.com. br/noticias/ index_noticias. php?id=VFdwbk1FO VVVVDA9

Nenhum comentário: