segunda-feira, 18 de março de 2013
Secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Ivan Aquino, visita IBAMA em Juazeiro.
Na sexta-feira, 15/03, o secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Ivan Aquino, visitou a Unidade Avançada do IBAMA em Juazeiro. Na oportunidade Ivan Aquino, junto com o jornalista Solon Cruz, entregou ao Chefe Regional do IBAMA, Sr. Juraci Meira de Lima, um pequeno macaco, conhecido na região por “Mico” ou “Sagui”, que foi encontrado com a perna quebrada nas imediações do Horto Municipal de Jacobina. O Sr. Juraci parabenizou os dois jacobinenses pela sensibilidade e encaminhou imediatamente o pequeno animal para a UNIVASF, para receber a devida assistência.
Ivan Aquino aproveitou a oportunidade e relatou ao Chefe Regional do IBAMA os inúmeros problemas e crimes ambientais que estão acontecendo no município, destacando o grande número de denúncias de caça a animais silvestres, criação irregular de pássaros em cativeiro, garimpos clandestinos usando explosivos e mercúrio e as constantes queimadas nas serras. O Senhor Juraci se prontificou a estudar uma ação do IBAMA em parceria com o INEMA e a prefeitura de Jacobina no intuito de coibir tais crimes. Colocou-se também à disposição para apoiar a criação do Pelotão Ambiental e Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios através de cursos de capacitação e apoio ao combate às queimadas quando necessário.
O apoio da Unidade Avançada do IBAMA de Juazeiro é mais um reforço para as ações que a Secretaria de Meio Ambiente pretende implementar no município de Jacobina.
Mais uma incêndio na Serra do Cruzeiro.
Na última quinta-feira, 07 de março, a Serra do Cruzeiro foi palco de mais um incêndio.Por volta das 16h, populares ligaram para a secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, avisando que havia um foco de incêndio nas proximidades da escada que dá acesso ao Cruzeiro e que as chamas estavam avançando de forma bastante rápida em direção ao cume da serra, sendo que existia inclusive o risco de as chamas alcançarem os equipamentos de transmissão de canais de televisão e telefonia que ficam no alto da serra.
Ao tomar conhecimento do fato, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, composta pelo secretário Ivan Aquino, técnico ambiental Geovaldo e pelo fiscal Pedro, munidos de bombas costais, dirigiu-se ao local e conseguiu debelar o fogo.
No processo de investigação das causas do incêndio, o secretário de Meio Ambiente conversou com alguns moradores da rua próxima ao provável local de origem das chamas. Segundo uma moradora, que preferiu não se identificar, o incêndio teria sido causado por adolescentes que sempre brincam nas imediações. Entretanto, os moradores não souberam identificar os adolescentes, o que dá indicação de que mais um crime ambiental pode ficar impune.
O telefone da OUVIDORIA da prefeitura é 0800 284 3611. Você pode ligar gratuitamente denunciando crimes ambientais.
Assinar:
Postagens (Atom)