quarta-feira, 25 de abril de 2012

Câmara acata reivindicação do PV e proteção dos rios volta ao Código Florestal

O presidente da Câmara, Marco Maia, acatou questão de ordem do Partido Verde pedindo que os limites para recomposição das áreas de preservação permanente (APPs) dos rios, fosse reintegrada ao texto do novo Código Florestal. Em seu parecer, o relator da matéria, deputado Paulo Piau, havia suprimido o artigo do texto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, o que não poderia ter ocorrido por ferir o regimento da Câmara. O texto suprimido estabelecia o limite de 15 metros em torno de rios com até 10 metros de largura. “A reincluisão desse artigo garante o mínimo de proteção a essas áreas”, afirmou o líder do PV, deputado Sarney Filho. Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara

sábado, 7 de abril de 2012

Vereador Milton da Natureza visita secretários de estado e deputado do PV em busca de benefícios para Jacobina.


Sabino Carneiro, Milton da Natureza, Secretário Carlos Brasileiro, Gilson Santos e José Souza.

Na última segunda-feira, 02/04, o vereador Milton da Natureza esteve na capital do estado junto com uma comitiva formada por Gilson Santos (diretor do PV de Jacobina) José Souza (presidente da ACAL) e do Sr. Sabino Carneiro, em busca de benefícios em forma de serviços e obras para o município de Jacobina.
Em visita ao Secretário de Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, Milton relatou a situação que o município vem enfrentando por causa da seca prolongada e solicitou ações que pudessem minimizar o sofrimento do povo Jacobinense. O secretário informou que sua secretaria está promovendo várias ações, a exemplo disponibilização de carros-pipa, frentes de serviços, cestas básicas, limpeza de aguadas e prorrogação do pagamento de dívidas para agricultores e pecuaristas para os municípios que decretaram estado de emergência. Ele disse que este não é o caso de Jacobina, pois a prefeita do município não decretou esta situação, como fizeram outros 158 municípios baianos até aquela data, principalmente os que ficam na região de Jacobina.
Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) o vereador solicitou do secretário Cícero Monteiro, o atendimento a reivindicações já feitas anteriormente a exemplo da pavimentação asfáltica entre Caatinga do Moura e Olhos D’água, telefonia celular para Lages do Batata, Caatinga do Moura, Paraíso e Junco, perfuração, limpeza e instalação de poços artesianos na região, maior agilidade na execução da rede de água da região do Pau Ferro, calçamento da Rua do Cemitério em Lages do Batata, limpeza de aguadas, liberação de projetos de energia em algumas localidades, implantação do escritório do IBAMA /INEMA no município e construção de casas populares. O presidente da ACAL, José Souza solicitou ao secretário melhorias para o sistema de abastecimento de água de Lages do Batata, Construção de um Reservatório de 300.000 litros, construção de cisternas, tubulações etc. O Sr. Sabino solicitou uma intervenção do secretário junto à Secretaria da Agricultura no sentido de liberar 600 Títulos de Terra de proprietários da região.
A comitiva visitou também a Assembleia Legislativa onde encontraram o presidente da Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada, Adilson Almeida do Nascimento, prefeito de Mirangaba, que informou que estava indo à Brasília solicitar apoio para combater a seca nos municípios que compõem a região do Piemonte da Diamantina. O vereador Milton da Natureza pediu ao prefeito que intervisse a favor do município de Jacobina, mesmo este não tendo decretado “Estado de Emergência”, pois a situação não estava diferente da dos outros municípios da região. Adilson afirmou que vai reivindicar apoio para todos os municípios da Associação, inclusive para Jacobina, apesar deste não ter decretado o “Estado de Emergência”.
Ainda na Assembleia Legislativa a comitiva foi recebida pelo deputado Eures Ribeiro do Partido Verde. Os jacobinenses aproveitaram a visita e fizeram as seguintes solicitações: construção de banheiros domiciliares, resfriador de Leite, currais para comercialização de animais e um trator com os implementos. O deputado deixou o vereador Milton da Natureza e a comitiva bastante otimistas informando que iria utilizar da sua influência na busca de liberar tais pedidos. O Deputado demonstrou interesse em visitar o município e colocou o seu mandato a disposição do PV de Jacobina para ajudar a região no que for possível.
Depois de todas as visitas a comitiva ficou otimista em ver atendidas pelo menos parte das reivindicações, o que seria muito bom para amenizar o sofrimento pelo qual vem passando o povo jacobinense, principalmente os moradores do interior.
Milton da Natureza disse que continuará cobrando das autoridades competentes a devida atenção que Jacobina e seu povo merece.

PV estadual cobra candidatura própria do PV de Jacobina.


No sábado, 31/03, o representante da PV estadual, Marcelo Júnior, esteve reunido com membros do Diretório Municipal do PV de Jacobina para discutir as estratégias para as eleições 2012. Marcelo informou que em reunião do Diretório Estadual ficou indicado, dentre outras decisões, que municípios com mais de 50 mil habitantes deverá lançar candidatura própria para o executivo municipal. A estadual tem acompanhado a situação de Jacobina e acredita que a credibilidade que o PV alcançou no município o credencia a lançar um nome para concorrer à prefeitura como alternativa para a população nas próximas eleições.
A falta de definição de um nome que una as oposições em Jacobina deixa um espaço para alternativas a serem avaliadas pela população. Além do nome do vereador Milton da Natureza, alguns outros nomes foram sugeridos a exemplo de Dr. João Cleber, Gilson Santos, Cledson Sady e do presidente do diretório municipal Ivan Aquino, pois todos têm serviços prestados ao município e contam com credibilidade perante a população jacobinense.
O Diretório Municipal ficou de estudar a propostas e dar uma resposta ao Diretório Estadual e à população jacobinense sobre a possibilidade do lançamento de um nome do PV para concorrer á prefeitura nas próximas eleições 2012.