segunda-feira, 29 de março de 2010
ENCONTRO REGIONAL DO PV EM JACOBINA FOI COROADO DE ÊXITO
O Encontro Regional do Partido Verde - PV, realizado em Jacobina no dia 27 de março de 2010 foi coroado de êxito. Estiveram presentes representantes de vários municípios, dentre eles: Mirangaba, Capim Grosso, Ourolândia, Caén, Capela do Auto Alegre, Vitória da Conquista, Juazeiro, São Felipe e Salvador. Presentes também comitivas de vários distritos e povoados de Jacobina, a exemplo de Lages do Batata, Caatinga do Moura, Junco, Paraíso, Pau Ferro, Itaitu e Jenipapo. Representantes do Diretório Estadual do PV, Presidentes de Associações, empresários, artistas, representantes de partidos e líderes políticos de Jacobina e região também contribuíram para lotar as dependências da Câmara de Vereadores de Jacobina, onde o evento foi realizado.
Inicialmente os poetas Minita Montenegro, João Bosco e Cleber apresentaram poemas em homenagem ao Dia Mundial da Cultura, enaltecendo o meio ambiente e denunciando as ações predatórias contra a natureza.
Vários oradores fizeram uso da palavra onde o principal tema foi a necessidade de Jacobina e região terem um representante na Assembléia Legislativa Estadual que seja conhecedor dos problemas que assolam os municípios desta área da Bahia e demonstre compromisso e coragem para lutar em prol da região. Sabendo que o PV colocou o nome do vereador Milton da Natureza, de Jacobina, como pré-candidato a uma cadeira na Assembléia Estadual, os oradores foram unânimes em aprovar o nome do edil, enaltecendo sempre suas qualidades como compromisso, ética, confiança e preparo para representar a região.
Os vereadores do PV, Gledstinho, presidente da Câmara de Vereadores de Mirangaba, e Vado verdes Mares, de Capim Grosso, falaram sobre a importância enecessidade da região ter um representante.
O vereador Antônio Souza, do PR, colega de bancada de Milton na Câmara de Jacobina, falou que naquela casa Milton é respeitado por todos, inclusive pela bancada de situação. Segundo o Sr. Antônio o motivo desse respeito se deve à forma séria, ética e respeitosa com que Milton trata à todos. Falou também que Milton não tem medo de denunciar os desmandos da atual gestão, tanto no Executivo quanto no Legislativo, e isso faz dele um exemplo a ser seguido. Por fim o Sr. Antônio falou que sendo Milton confirmado como candidato na convenção do partyido, Jacobina terá uma ótima opção para eleger um homem sério, corajoso e competente.
A pré-candidata a deputada federal Rose Bassuma, , pedagoga e comprometida com a mudança social através da educação, disse que o desenvolvimento da sociedade só virá quando os educadores forem reconhecidos e valorizados com melhores salários e estrutura de trabalho. Rose conclamou as mulheres a uma participáção mais efetiva na esfera política e disse que ela no Congresso Nacional e Milton na Assembléia Legislativa Estadal irão lutar juntos por Jacobina e região. Valdir, de São Felipe, advogado da união e também pré-candidato a deputado federal, disse quye a classe política, tão desgastada por envolvimentos em corrupções e falcatruas, precisa de pessoas sérias como Miltonda natureza para resgatar a esperança do povo em ter representants que dignifiquem seu eleitorado.
O deputado federal Edson Duarte, pr-e´candidato pelo PV ao senado federal, disse que a história política de Millton se assemelha bastante com a sua.Os dois vêm de origem humilde, nunca contaram com grande estrutura para se elegerem e contam com grande respaldo do povo humilde que os escolheram como representantes. Disse ainda que hoje Milton é uma referência para o Partido Verde em toda a Bahia e vê nele todos os atributos para assumir essa nova empreitada onde será, sem dúvida, um deputado dos mais atuantes na defesa dos interesses da região.
O deputado federal e pré-candidato a governador do estado, Luiz Bassuma, enfatizou a importância do momento político em que vivemos. Disse que a desilusão do povo brasileiro com a classe política se deve a desonestidade da maioria dos políticos que hoje estão à frente dos municípios, estados e união. Disse que se sente muito à vontade para falar isso, pois está compondo um partido, o PV, que conta com políticos que não estão envolvidos com as falcatruas que se descobre a todo momento. Por esse motivo é que ele fala com a população olhando nos olhos de cada um, pois não tem vergonha do seu passado. Disse que hoje se sente renovado para fazer política porque encontrou no PV a possibilidade de dar continuidade a realização de seu sonho de ver uma sociedade e igualitária. Bassuma falou que pessoas como Marina Silva, Edson Duarte, Rose e Milton da Natureza o inspira a continuar fazendo política de forma séria e comprometida, pois sabe que tem ao seu lado companheiros que também sonham com um mundo melhor. Por fim Bassuma disse que se o povo também acreditar nesse sonho e nessas pessoas, a possiblidade de um mundo melhor irá se transformar em realidade.
O vereador Milton da Natureza, bastante aplaudido pelos presentes, agradeceu todas as palavras de confiança a carinho dirigidas a ele. Disse que recebe com muita alegria a aceitação do seu nome, mas que sabe da responsabilidade que tem pela frente. Milton falou qe uma região como a de Jacobina, que tem na agricultura, no comércio e na prestação de serviços o caminho para seu desenvolvimento, não pode ficar abandonada como se encontra agora. Que é preciso que essa região tenha representantes legítimos, conscientes dos problemas e com propostas para o desenvolvimento, e que só quem é da região conhece. Alertou a população para tomar cuidado com os muitos candidatos e deputados estaduais de outras regiões que surgem nesse período cheios d promessas e só voltam quatro anos depois para pedir mais votos. Milton disse que apesar de saber que vai enfrentar adversários poderosos, com muito dinehiro e promessas, não vai abrir mão de lutar para representar dignamente Jacobina e região. Disse saber que hje o povo está mais consciente e não se deixar levar por aventureiros que só aparecem por aqui na época de eleições. Por fim Milton conclamou a todos os cidadãos e cidadãs de bem para abraçar essa causa e colocar a região no caminho do desenvolvimento socila, cultural e econômico, elegendo nas próximas eleições os candidatos do PV que forem aprovados na convenção.
quinta-feira, 25 de março de 2010
C O N V I T E
A Direção do Partido Verde de Jacobina convida a todos os filiados e simpatizantes para o Encontro Regional que acontecerá no próximo dia 27 de março de 2010, a partir das 13:30Hs no prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Jacobina. O Encontro contará com a presença dos deputados federais Luiz Bassuma e Edson Duarte, da Direção Estadual, vereadores e representantes do PV de toda a região.
SUA PRESENÇA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.
SUA PRESENÇA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Cidade baiana realiza experiência para saber o que acontece com quem descumpre a lei.
Está acontecendo uma experiência no interior baiano para ver até que ponto um município pode funcionar sem a aplicação das leis.
Nesta cidade os Poderes Executivo e Legislativo são peças chaves na experiência. Para começar, as eleições foram marcadas por fortes indícios de irregularidades por parte do grupo “vencedor” (até agora a maioria dos processos não foi julgada);
O primeiro passo da gestão municipal foi decretar estado de emergência no município sem uma justificativa lógica;
Depois, desmantelou o sistema de saúde, que vinha funcionando de forma plena, com um hospital atendendo à população (inclusive de municípios vizinhos) com médicos plantonistas, veículos para transportar doentes para Salvador quando necessário; vários PSFs funcionando plenamente; o CAPS II e o CAPS AD atendendo satisfatoriamente seus pacientes; realização de vários tipos de exames, tais como mamografia, ultrassonografia, etc.
Como parte da experiência, o poder executivo mandou fechar o hospital, fazer uma obra de fachada e reabrir sem prestar os serviços que eram prestados antes. Depois, foi fechando e desmantelando os PSFs, CAPS, e deixando de realizar os vários exames que antes eram ofertados de forma gratuita à população. Por fim, fez um convênio com um hospital particular (gerido por um ex-gestor condenado por improbidade, que, “por coincidência”, é marido da prefeita e chefe político do grupo). Mesmo com esse desmantelo, as verbas dos convênios nunca deixaram de ser repassadas pelos governos Federal e Estadual (tudo indica que parceiros na experiência);
Na área educacional, a experiência foi não receber a APLB, nem representantes dos trabalhadores em educação; deixar faltar material nas unidades educacionais e não repassar os aumentos salariais aos professores; existem ainda denúncias do uso de dinheiro do FUNDEB para comprar de veículos para vários setores da prefeitura (o dinheiro do FUNDEB só pode ser usado na área educacional, inclusive no salário dos professores).
A experiência levou o poder público a acabar com a Micareta (só será realizado em anos eleitorais); aniversário da cidade; apoio a FEBAN, festas tradicionais e, para testar a paciência de todos, trocar o nome da tradicional “Caminhada da Luz” por “Caminhada Penitencial”.
A Guarda Municipal, exemplo para a Bahia e para o Brasil, passou a cuidar apenas dos prédios públicos, quando antes dava suporte a segurança no município, tinha o Pelotão Ambiental, com vários guardas compondo a Brigada de Incêndio (que também virou fumaça) e duas viaturas em pleno funcionamento;
Continuando a experiência, foi decretado estado de emergência pelo segundo ano consecutivo no município, desta vez com uma justificativa bizarra: emergência na saúde (que foi destruída pelo mesmo grupo que fez o decreto).
O Poder Legislativo tem realizado sessões nas quais o presidente não cumpre a Lei Orgânica nem o Regimento Interno, passando por cima de tudo para tentar aprovar os desmandos do Poder Executivo.
Enquanto isso, a população tem conhecimento que, por bem menos, prefeitos e vereadores de outros municípios estão perdendo os mandatos. Alguns radialistas, jornalistas e políticos de oposição, indignados com a situação, têm denunciado os abusos, mas não são levados a sério pela justiça (deve ser parte da experiência).
Até agora o descumprimento das Leis não deu em nada. Parece que o Ministério Público, Justiça Eleitoral e Polícia Federal, que estão assistindo tudo de camarote para ver se a população vai tomar alguma providência, também fazem parte da experiência. Pelo jeito eles não devem cumprir seus papéis até que ocorra alguma tragédia no município.
Vamos ver até onde isso vai dar...
segunda-feira, 22 de março de 2010
No Dia Mundial da Água precisamos reafirmar que a água é um direito humano fundamental.
Durante milênios, a água foi bem comum e direito fundamental a todos os seres vivos… até que o modelo consumista e predador da civilização contemporânea decidiu que apenas os que podem pagar têm acesso à água. De bem comum a água tornou-se commodity e instrumento de domínio: quem controla nascentes e mananciais controla a vida!
A escalada da privatização das fontes de água em escala mundial é uma das questões mais cruciais a pesar sobre o destino da humanidade. Os colossais interesses privados – com apoio explícito ou velado dos governantes de plantão – já se apropriam “legalmente” dos estoques de água doce via projetos estratégicos cristalizados em barragens, transposições duvidosas, redirecionamentos de bacias hidrográficas, construção de hidrovias, privatização de mananciais…
Não bastasse a cobiça do “mercado” a agudizar a exclusão social, as águas do planeta também são vítimas de degradação qualitativa via despejos de rejeitos não tratados que comprometem sua potabilidade. A insegurança hídrica é uma realidade: 1,2 bilhão de indivíduos não tem água de qualidade para beber e 2,5 bilhões são desprovidos de saneamento básico.
No Brasil, 40 milhões de brasileiros que não têm acesso aos sistemas de abastecimentos público e 100 milhões de brasileiros não tem acesso ao sistema de esgotos. Não é estranho que isto aconteça em um país no qual á água sempre foi um instrumento de poder, controlado pelas oligarquias (políticas e econômicas) e pela sempre pujante indústria da seca.
É esta visão econômica que orienta o conceito da não cobrança da captação da água bruta, que tanto favorece o agronegócio. A irrigação é responsável por quase 70% do consumo de água, com um desperdício médio de 50% da água captada.
O problema é conhecido há décadas, mas, até agora, não há um único programa público de redução de perdas e de adoção de sistemas eficientes de irrigação. O perdulário pivô central ainda reina absoluto no país.
Os sistemas de distribuição de água tratada, públicos e privados, em média, desperdiçam 40% da água distribuída por falhas operacionais (vazamentos, rompimentos de adutoras, etc). As distribuidoras não se preocupam porque não tem qualquer prejuízo, uma vez que as perdas estão consideradas nas tarifas. Ou seja, é o cidadão/consumidor é quem paga pela ineficiência.
As campanhas que incentivam o cidadão/consumidor a reduzir o consumo pessoal e familiar são necessárias, mas não são justas. Não é o consumidor urbano o responsável pelo consumo maior da água bruta (é a agricultura irrigada), nem pelo maior desperdício de água tratada (é a operação ineficiente do sistema).
É claro que, na qualidade de consumidores, precisamos mudar nossa atitude em relação à demanda de água. Precisamos, de fato, ser mais responsáveis pela água que consumimos.
Neste século de hidronegócio e de água virtual, a seiva da vida também alimenta fortemente a indústria da corrupção. Como se não bastasse, já é consenso que grande parte dos conflitos políticos e sociais no presente e no futuro próximo deixará de ter como causa o petróleo e será provocado pelas disputas em torno da água doce, cujos estoques diminuem dramaticamente.
É tempo de se dar um basta à exclusão hídrica. A água tem de voltar a ser de todos.
Fonte: Texto de Henrique Cortez / ECODEBATE. (http://www.ecodebate.com.br/2010/03/22/no-dia-mundial-da-agua-precisamos-reafirmar-que-a-agua-e-um-direito-humano-fundamental-por-henrique-cortez/)
quinta-feira, 18 de março de 2010
C O N V I T E
O Partido Verde de Jacobina convida a todos os seus filiados e simpatizantes para uma reunião onde será debatida a seguinte pauta:
* Informes;
* Eleições 2010;
* Encontro Regional;
* O que ocorrer.
Local: Salão de reuniões da Escola Carisma - Rua da AABB (atrás da Igreja Batista)
Data: 23 de março de 2010 (Terça-feira)
Horário: 18:00 Horas.
COMPAREÇA, SUA PRESENÇA É IMPORTANTE.
* Informes;
* Eleições 2010;
* Encontro Regional;
* O que ocorrer.
Local: Salão de reuniões da Escola Carisma - Rua da AABB (atrás da Igreja Batista)
Data: 23 de março de 2010 (Terça-feira)
Horário: 18:00 Horas.
COMPAREÇA, SUA PRESENÇA É IMPORTANTE.
terça-feira, 16 de março de 2010
AUDIÊNCIA PÚBLICA
No dia 17,às 19:00 Hs (ACIJA), acontecerá uma Audiência Pública com a Promotora do Meio Ambiente, Dra. Andréa Scaff, para tratar dos questionamentos das Comunidades que moram no entorno da Yamanna Gold. Já foi providenciado três ônibus que traram os moradores da Jabuticaba, Itapicuru e Canavieiras, alem de você que neste momento estamos fazendo o convite e pedindo para que leve a ACIJA no mínimo uma pessoa com você.
Discutiremos a retirada da água bruta que estas comunidades têm e está prevista a retirada;
Discutiremos as prováveis contaminação dos nossos manaciais e aquíferos por ARSÊNIO e outros metais pesado;
Discutiremos um TAC - Termo de Ajuste de Conduta para que a Yamana e a Prefeitura façam compensações para mitigação de todo entorno degrado pela mina;
Enfim, discutiremos Saúde Ambiental de uma forma geral.
Atenciosamente,
ALMACKS LUIZ SILVA
Gestor Ambiental - MPA - Brasil
Discutiremos a retirada da água bruta que estas comunidades têm e está prevista a retirada;
Discutiremos as prováveis contaminação dos nossos manaciais e aquíferos por ARSÊNIO e outros metais pesado;
Discutiremos um TAC - Termo de Ajuste de Conduta para que a Yamana e a Prefeitura façam compensações para mitigação de todo entorno degrado pela mina;
Enfim, discutiremos Saúde Ambiental de uma forma geral.
Atenciosamente,
ALMACKS LUIZ SILVA
Gestor Ambiental - MPA - Brasil
quinta-feira, 4 de março de 2010
PV discute candidaturas para fortalecer Marina
"Temos trabalhado fortemente para que tenhamos candidatos do PV em todo os Estados, com exceção do Acre", disse a senadora ontem à noite em São Paulo
Roldão Arruda
A Executiva Nacional do Partido Verde se reúne hoje em Brasília para definir sua estratégia de lançar candidaturas próprias em todos os Estados. A principal defensora da proposta é a senadora Marina Silva(AC), pré-candidata do PV à Presidência, que gostaria de contar com o maior número de palanques.
"Temos trabalhado fortemente para que tenhamos candidatos do PV em todo os Estados, com exceção do Acre", disse a senadora ontem à noite em São Paulo. "Estou conversando com as lideranças do partido."
Marina participou da gravação do programa Lobotomia,que deve estrear na MTV na segunda-feira, às 23h30m. Durante sua entrevista ao apresentador, o cantor e compositor Lobão, ela criticou a política ambiental do governo Lula, particularmente por causa da distribuição de terras públicas a particulares na região da Amazônia e pela falta de posições definidas na fracassada reunião mundial sobre o clima, em Copenhagen. "A maior parte dos governantes foi a Copenhagen como convidados, não como protagonistas" , afirmou. "O Brasil choveu no molhado, só apresentou metas depois que foi pressionado. "
Sobre a pesquisa Datafolha, que mostrou a presidenciável com 8% das intenções de voto, ela disse estar tranquila. "Esses 8% em apenas cinco meses é altamente relevante. Outras candidaturas para chegar a esse patamar levaram anos e com cabos eleitorais muito fortes.".
Da Bahia estarão presentes o Presidente Estadual Verde, Ivanilson Gomes, O Deputado Federal Eddson Duarte, ambos membros da Direção Nacional além do Deputado Federal Luis Bassuma e do Membro da Direção Estadual André Fraga.
Fonte:http://www.pvbahia.org/
terça-feira, 2 de março de 2010
“Wagner faz governo igual o pior que Paulo Souto”, afirma Bassuma
Na manhã desta segunda-feira, em entrevista concedida à Rádio Clube de Jacobina, o deputado federal Luiz Carlos Bassuma, pré-candidato do PV ao Palácio de Ondina, criticou a administração Jaques Wagner, afirmando que a Bahia está sendo transformada numa “Capitania Hereditária”, principalmente, com o loteamento de cargos públicos em troca de apoio político. “Wagner está fazendo um governo muito parecido com o de Paulo Souto, aliás, o Paulo Souto deve ter sido melhor em algumas áreas”, afirmou Bassuma.
Segundo Bassuma, “a corrupção virou uma metáfora no Brasil, acontece em todos os partidos, inclusive no judiciário”. Para o pré-candidato do PV, manter a coerência é fundamental, como quando se manifestar contra o aborto, mesmo que isso tenho resultado na sua expulsão do PT.
Bassuma garantiu que o PV terá candidato próprio ao governo do estado e ao senado federal. Afirmou ainda que, em abril, a senadora Marina Silva (PV) virá à Bahia para lançar oficialmente a pré-candidatura do partido ao Palácio de Ondina.
Sobre a corrente no PV que é contra a candidatura própria, preferindo apoiar à reeleição do governador Jaques Wagner, Bassuma disse, citando o secretário Juliano Matos, que aqueles que contrariarem a resolução do Diretório Nacional, poderão ser expulsos da legenda.
Em relação à região de Jacobina, Bassuma disse que é pretensão da legenda lançar o vereador Milton Sena (PV) para deputado estadual.
Fonte: http://noticialivre.com
Assinar:
Postagens (Atom)