EXECUTIVA ESTADUAL DEFINE CANDIDATURA PARA O SENADO EM 2010
A Executiva Estadual do PV Bahia, em reunião realizada na última terça-feira dia 26 de agosto, definiu como prioridade para o ano que vem o lançamento de uma candidatura verde para o Senado. A defesa da proposta foi unanimidade na reunião que contou com as presenças do Presidente Estadual, Ivanilson Gomes, Bete Wagner, André Fraga, Marcell Moraes, Ari da Mata, Flavia Aureliana, José Maia, Eduardo Mattedi, João Gonçalves, Manoel Messias e Alan Lacerda.
EDSON DUARTE ASSUME LIDERANÇA DO PV NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Com apoio de mais da metade dos deputados federais verdes, Edson Duarte, foi mais uma vez eleito líder da bancada na Câmara. Edson já era o Vice-Líder e é um dos parlamentares verdes mais lembrados pelos movimentos ambientalistas, com um mandato voltado 100% pra defesa dos valores verdes. Edson terá a missão de posicionar a bancada federal verde frente às novas variáveis que se colocaram na política nacional, em especial à pré-candidatura (ainda não anunciada, mas muito especulada) da Ex-Ministra do Meio Ambiente, a Senadora acreana Marina Silva que se filia ao PV no final do mês.
FILIAÇÃO DE MARINA SILVA SERÁ NO DIA 30 DE AGOSTO
Está confirmado o Encontro Nacional do PV para receber a filiação da Senadora Marina Silva!! Será dia 30 de agosto (domingo) 10h:30m, em São Paulo, no Espaço ROSA ROSARUM (www.rosarosarum. com.br) na Rua Francisco Leitão, 416 em Pinheiros. As inscrições estão abertas, desde o dia 27/08, no site do PV SP www.pvsp.org. br. É necessário fazer a inscrição! No mesmo evento se filiará também o escritor best-seller Augusto Cury, que já vendou mais de 12 milhões de livros.
Mais informações e a gravação da Senadora na reunião da Executiva Nacional do PV acesse: http://redepv. org.br/blog/ 2009/08/27/ marina-no- pv/ .
EXECUTIVA NACIONAL SE REUNIU EM BRASILIA
Na última quarta-feira, a Direção Executiva nacional do PV se reuniu para debater os rumos do partido. Com a filiação de Marina Silva (http://redepv. org.br/blog/ 2009/08/27/ marina-no- pv/) o PV tem alcançado visibilidade nacional e as estratégias para o ano que vem já começaram a ser montadas. Estavam presentes na reunião os baianos Edson Duarte (Deputado federal) e Ivanilson Gomes (Presidente PV Bahia), integrantes da direção nacional do PV.
MULHERES VERDES COMEÇAM A SE ORGANIZAR
Se reuniram na sede do PV Bahia cerca de 30 mulheres verdes para iniciar a organização do PV Mulher e fomentar o debate de gênero no PV. A reunião definiu comissões regionais que deverão organizar as mulheres do PV em torno de suas bandeiras e demandas. Mais informações entrar em contato com o PV em pvbahia@terra. com.br .
JUVENTUDE ORGANIZA ENCONTRO ESTADUAL
A juventude do PV terá seu primeiro encontro estadual. A proposta é que o evento aconteça no mês de outubro e contará com a presença das autoridades verdes. Mão Branca já garantiu um show pra juventude durante o evento. Além disso as idéias são em desenvolver atividades culturais como palestras, café literário, oficinas, grupos de discussão, etc. Os Jovens Verdes baianos pedem ajuda de nossas autoridades para financiar o evento. Mais informações entrar em contato com o PV de Jacobina no telefone 74.3621.3914.
sábado, 29 de agosto de 2009
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Marina confirma filiação ao PV e se diz "mantenedora de utopias"
RIO BRANCO (Reuters) - A senadora Marina Silva (AC) confirmou nesta segunda-feira que irá se filiar ao PV, naquilo que classificou como uma segundo passo da sua nova trajetória política, depois de deixar o PT, partido no qual militou por 30 anos.
Se dizendo uma "mantenedora de utopias", a ex-ministra do Meio Ambiente diz que a filiação irá ocorrer em evento no próximo domingo, em São Paulo.
Sobre a possível candidatura à Presidência, Marina disse a jornalistas estar honrada pelo fato de o PV considerá-la "candidata prioritária", mas que qualquer anúncio oficial sobre isso só será feito, em 2010. "No momento, quero discutir um plano estratégico que contemple o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável para o Brasil que deve ser considerado a maior potência ambiental do planeta", argumentou.
Mesmo não assumindo a candidatura, ressaltou que ela e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua sucessão - têm visões muito diferentes sobre a estratégia de como realizar os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Os brasileiros é que têm que fazer o julgamento do que é melhor para o Brasil. Ela defende as idéias dela e eu defendo as minhas", disse, referindo-se a uma possível disputa eleitoral com Dilma.
MEIO AMBIENTE EM PAUTA
Neste momento, disse Marina, o desafio é sensibilizar os partidos políticos e o Congresso Nacional para incluírem as diretrizes ambientais como prioritárias.
"Não se pode pensar em desenvolvimento se essa questão não estiver permeando as ações internas programáticas dos partidos, nem fizer parte das ações essenciais de todos os ministérios de maneira integrada", argumentou.
A ex-ministra elogiou os investimentos na política social feitos pelo governo Lula, mas ressaltou que "ninguém pode viver a vida inteira dependendo de Bolsa Família". E voltou a criticar a legislação articulada pelo ex-ministro Mangabeira Unger, de regularização fundiária na Amazônia. "Não é possível que aqueles que cometeram irregularidades sejam beneficiados e os que seguiram o caminho correto prejudicados. Seria necessário apenas regularizar 7 milhões de hectares para os médios e pequenos agricultores e não os 77 milhões de hectares que beneficiarão os grandes latifundiários e conglomerados jurídicos."
Marina agradeceu o presidente Lula por ter vetado um dos pontos da lei, mas reclamou que ele "não vetou o mais importante que dispensa a fiscalização das terras a serem regularizadas".
REUTERS - Por Nelson Liano Jr. 24/8/2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Vereador Milton Sena do PV de Jacobina é um dos selecionados para receber título do Instituto Tiradentes.
O vereador Milton Sena foi um dos selecionados pelo Instituto Tiradentes para receber a “Medalha dos Inconfidentes – Mérito Eleitoral” pelo seu desempenho no último pleito eleitoral. Leia abaixo o texto enviado pelo Instituto:
“Excelentíssimo vereador Milton Oliveira de Sena do Partido Verde de Jacobina – BA, de acordo com os resultados oficiais publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os quais registram a reeleição de Vossa Excelência no seu município para o cargo de vereador, informamos que o nome de Vossa Excelência foi agraciado pelo Instituo Tiradentes para receber a importante distinção que é a “Medalha dos Inconfidentes – Mérito Eleitoral”.
Tal distinção está sendo conferida àqueles políticos que, com dignidade, competência, ética e interesse em colaborar para o desenvolvimento do seu Município receberam a aprovação popular nas urnas, e no caso, de forma brilhante por se tratar de uma reeleição, fato que provou o compromisso assumido junto à sociedade em trabalhar pela coletividade de maneira isenta e responsável. Nos tempos atuais, a reeleição para um cargo político representa muito mais que uma vitória partidária, mas a honestidade e a certeza do dever cumprido.
A outorga da importante “Medalha dos Inconfidentes – Mérito Eleitoral” será realizada no XXII Congresso Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, no dia 28 de agosto no auditório Villas do Atlântico, no Hotel Sol Bahia, situado na Rua Manoel Antônio Galvão, 1075. Patamares, Salvador – BA. O evento contará com a presença de diversas autoridades.
Comendador Ângelo Chequer
Diretor – Instituto Tiradentes
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Comunidade de Lages do Batata recebe comitiva para discutir Desenvolvimento Econômico e Social.
Numa iniciativa do vereador Milton Sena do Partido Verde, aconteceu na última segunda-feira, 17/08/09, com início às 18:00Hs, uma reunião na sede da Associação Comunitária e Assistencial de Lages (ACAL) que teve como tema central Desenvolvimento Econômico e Social. Além do vereador, estiveram também presentes na reunião o Sr. Renilton , Presidente da ACAL e represente dos associados, Sr. Valberto, Gerente do BNB (Banco do Nordeste), Sr. Iranildo, Coordenador do PRONAF, Sr. Flávio Júnior, Técnico da EBDA e produtores rurais e moradores de Lages do Batata e região, somando um público de quase cem participantes.
O Sr, Renilton abriu a reunião cumprimentando a todos e dando as boas vindas aos convidados. Em seguida passou a palavra ao vereador Milton Sena. Em suas palavras o vereador demonstrou conhecimento da realidade local e falou da importância da organização das associações para que sejam encontradas novas alternativas e melhores caminhos para que a região venha alcançar o desenvolvimento econômico e social. Milton relatou a experiência da comunidade de Quicé, pequeno distrito de Senhor do Bonfim, onde com a união dos produtores, foi formada uma Cooperativa gerando trabalho e renda para 80% dos seus moradores. Prosseguindo o vereador disse: “Se os moradores de Quicé conseguiram, porque nós não podemos conseguir também? Somos inteligentes, trabalhadores e honestos, requisitos essenciais para o desenvolvimento da nossa comunidade... não podemos permitir que os nossos jovens saiam para cidades distantes em busca da sua sobrevivência, precisamos nos organizar para, de uma vez por todas, gerar emprego e renda na nossa região... temos o arenito, pedras portuguesas e o sisal, esse ouro do sertão, que produz o ano inteiro. Precisamos fortalecer a cadeia produtiva desses produtos, agregar valor e fundarmos cooperativas para termos preços mínimos garantidos”.
O Gerente do BNB, Valberto, e o Coordenador do PRONAF, Iranildo, falaram sobre a importância das associações estarem com as documentações organizadas e em dias, para terem acesso a créditos, renegociação de débitos e participarem de programas de desenvolvimento para a região (PRONAF, Semi-Árido, Mais Alimento, FNE, Cred-Amigo, Agro-Amigo e Capital de Giro, dentre outros).
O Técnico da EBDA, Flávio Júnior, falou sobre o cadastramento dos produtores de sisal, armazenamento do produto e explicou que o limite de compra por produtor é de até 50 toneladas por safra, com o preço mínimo garantido pela CONAB de R$ 1,04 por quilo e que a umidade permitida é de 13,5. Flávio informou ainda que a visita dos técnicos aos produtores que já haviam se cadastrados iria começar na terça-feira, 18/08/09.
No decorrer da reunião muitos produtores, demonstrando interesse nos temas abordados, fizeram comentários e questionamentos, no que foram devidamente atendidos pelos palestrantes.
No final a palavra foi cedida mais uma vez ao vereador Milton Sena, que informou aos presentes que o Partido Verde (PV), estará em breve promovendo um Fórum de Discussões com a finalidade de alavancar o progresso na região. Essa notícia foi recebida com entusiasmo por todos.
O Presidente da ACAL, Renilton, disse que o encontro foi bastante proveitoso, que todos estavam satisfeitos e desde já aguardavam o Fórum anunciado pelo vereador Milton. Por fim agradeceu a presença dos convidados e do grande número de pessoas presente.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
PARTIDO VERDE DE JACOBINA SE SOLIDARIZA COM PARTIDO DOS TRABALHADORES DE MIGUEL CALMON.
É com o sentimento de valorizar a coerência e a boa ética que decidimos postar no nosso Blog a carta dos companheiros do PT de Miguel Calmon. Apesar de terem sido preteridos, afastados dos cargos com os quais faziam valer a vontade do governo Wagner e desconsiderados, pelo próprio PT, especialmente pelo Secretário Rui Costa, continuam com o desejo de apoiar a reeleição de Wagner e a eleição de Dilma.
A coerência do grupo está em expor as chagas desta prática política, adotada pelo Secretário Rui Costa, de apoio até a inimigos carlistas para obter vantagens eleitorais, em detrimento dos companheiros de todas as horas. A ética está em continuar a ser coerente com suas idéias, não mudando de lado apenas movido pela mágoa. Continuem acreditando nos seus ideais, que são maiores do que a estratégia mesquinha destes políticos carreiristas. Parabéns companheiros do PT de Miguel Calmon.
CARTA ABERTA DO PT MIGUEL CALMON
O DIRETÓRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES deste município vem, pelo presente documento, dar conhecimento a todos os seus filiados, aos seus Diretórios: Nacional e Estadual e demais autoridades do Partido, bem como a toda população, dos fatos que se seguem abaixo. O Partido dos Trabalhadores está organizado neste município desde o inicio dos anos oitenta. Desde aquela época vem construindo as candidaturas dos seus filiados e dos partidos coligados nesta cidade. Em todas as eleições vem se mobilizando no sentido de fortalecer os seus ideais e princípios, tendo uma atuação marcante nas campanhas de 2002 e 2006 quando o nosso Partido elegeu Lula para Presidente e na eleição seguinte Wagner para Governador. Na eleição de 2006, fomos procurados pelo companheiro Rui Costa, então Vereador em Salvador, para que o apoiássemos em sua candidatura a Deputado Federal. O PT de Miguel Calmon era composto por uma única corrente interna, que se mantinha independente das demais Tendências estaduais. Sua proposta era a de construção interna do Partido com vista à conquista do poder no município, inclusive a quebra da Oligarquia local, conforme suas próprias palavras proferidas em evento político local em setembro de 2006. Conseguimos com muito esforço e com alianças formadas com as demais forças em oposição ao sistema Carlista no nosso município, dar um total de 1.308 votos, em termos proporcionais, atingindo a quarta votação do candidato no Estado, sem falar nas centenas de votos que foram depositados nos demais companheiros de partido, de acordo com as preferências pessoais de cada filiado ou simpatizante. É bom lembrar que a nossa campanha foi feita sem que o candidato gastasse um único centavo. Montado o governo Wagner, o companheiro Rui Costa foi nomeado Secretário de Relações Institucionais. Em virtude de nossa atuação nas eleições e por ser o único partido da base do Governo organizado no município, o PT convidou todas as forças que convergiram para a campanha de Wagner para compor os cargos do governo no município. Entre 2006 e as eleições municipais fomos recebidos pelo companheiro Rui apenas em três oportunidades, sem ter sequer uma única audiência com o Governador. Praticamente nenhuma de nossas reivindicações para beneficiar o município foi atendida pelo Secretário. Neste período, o Secretário começou a negociar, sem o conhecimento do Partido aqui no município, com o senhor José Ricardo, CACA, Carlista de longa data, prefeito por duas vezes aqui no município e atrelado ao grupo que está no poder em Miguel Calmon há cinqüenta anos massacrando e espoliando o nosso povo, cujo poder o companheiro Rui Costa prometeu trabalhar para destituir. Nas eleições de 2008, o Secretário apoiou abertamente a candidatura do senhor CACA, minando as campanhas e alianças do PT aqui no município. Mesmo com todos os convites que fizemos ao Secretário Rui para visitar nossa cidade, este sequer dignou-se a agradecer pessoalmente os votos obtidos, vindo aqui em Miguel Calmon apenas em maio de 2008, em evento organizado pelo prefeito do DEM e pelo pretenso candidato CACA. No palanque os petistas foram massacrados por declarações de apoio ao prefeito que sempre foi adversário histórico do PT e defensor de ACM, Cesar Borges e Paulo Souto. Os petistas não tiveram sequer a oportunidade de agradecer ao Governador, em público, pela visita e pelas obras liberadas. Sabemos agora que o atual prefeito, filiado ao PR, partido que tem o seu presidente, Cesar Borges, em oposição a Wagner e ao PT, declarou abertamente apoio à futura candidatura do companheiro Rui Costa para deputado federal, que passou a visitar regularmente este município, sempre a convite do prefeito, anunciando verbas para obras e benefícios. Nós do PT nunca conseguimos entender a posição do companheiro Rui Costa que desprezou o PT deste município, numa atitude indigna e de extrema ingratidão. Para nossa surpresa, num ato de extrema infidelidade e desprezo aos companheiros do Partido, passando por cima inclusive do nosso trabalho nas campanhas eleitorais, dentro do Partido e junto às classes menos favorecidas desta cidade, o companheiro Rui Costa Excluiu o partido de participar do Governo neste município demitindo filiados e simpatizantes do PT, disponibilizando ao prefeito todos os cargos do governo aqui em Miguel Calmon, já que demitiu os gerentes da ADAB sem sequer dar conhecimento ao Diretório do PT. O prefeito, que é do PR, já tem sobre sua influência os cargos da Embasa, ADAB, Parque das Sete Passagens e RETRAN, e se arvora de poder indicar as vagas remanescentes das Escolas Estaduais (que hoje são ocupados mediante eleição). Indicou um primo seu para ocupar a gerência do RETRAN que inclusive é dono de uma emplacadora em nosso município, e outro aliado político, condenado em processo por agredir brutalmente um militante do nosso partido em evento eleitoral, e que tem inclusive sua esposa como secretaria municipal de cultura, para uma das gerências da ADAB. Por isto tudo, o PT de Miguel Calmon vem manifestar sua indignação ao Diretório Nacional, ao Diretório Estadual e demais instâncias do Partido. Bem como aos filiados do PT neste município e a toda população em Geral. Apesar de tudo aqui relatado, o nosso partido afirma a sua disposição de continuar na luta, trabalhando com todas as suas forças para derrubar o poder que mantém o nosso povo na miséria e pobreza extrema. Nada obstante, estaremos trabalhando para dar continuidade ao processo de transformação social que o Brasil vem passando, apoiando de forma incondicional a companheira Dilma para a presidência do Brasil. Na Bahia, mesmo sendo tratados como oposição, e sendo esquecidos pelas forças do governo, estaremos na luta para reeleger o Governador Jaques Wagner que vem trabalhando de forma significativa para reconstruir o nosso Estado e dar continuidade ao processo de transformação das condições sociais do povo baiano.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE MIGUEL CALMON
A coerência do grupo está em expor as chagas desta prática política, adotada pelo Secretário Rui Costa, de apoio até a inimigos carlistas para obter vantagens eleitorais, em detrimento dos companheiros de todas as horas. A ética está em continuar a ser coerente com suas idéias, não mudando de lado apenas movido pela mágoa. Continuem acreditando nos seus ideais, que são maiores do que a estratégia mesquinha destes políticos carreiristas. Parabéns companheiros do PT de Miguel Calmon.
CARTA ABERTA DO PT MIGUEL CALMON
O DIRETÓRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES deste município vem, pelo presente documento, dar conhecimento a todos os seus filiados, aos seus Diretórios: Nacional e Estadual e demais autoridades do Partido, bem como a toda população, dos fatos que se seguem abaixo. O Partido dos Trabalhadores está organizado neste município desde o inicio dos anos oitenta. Desde aquela época vem construindo as candidaturas dos seus filiados e dos partidos coligados nesta cidade. Em todas as eleições vem se mobilizando no sentido de fortalecer os seus ideais e princípios, tendo uma atuação marcante nas campanhas de 2002 e 2006 quando o nosso Partido elegeu Lula para Presidente e na eleição seguinte Wagner para Governador. Na eleição de 2006, fomos procurados pelo companheiro Rui Costa, então Vereador em Salvador, para que o apoiássemos em sua candidatura a Deputado Federal. O PT de Miguel Calmon era composto por uma única corrente interna, que se mantinha independente das demais Tendências estaduais. Sua proposta era a de construção interna do Partido com vista à conquista do poder no município, inclusive a quebra da Oligarquia local, conforme suas próprias palavras proferidas em evento político local em setembro de 2006. Conseguimos com muito esforço e com alianças formadas com as demais forças em oposição ao sistema Carlista no nosso município, dar um total de 1.308 votos, em termos proporcionais, atingindo a quarta votação do candidato no Estado, sem falar nas centenas de votos que foram depositados nos demais companheiros de partido, de acordo com as preferências pessoais de cada filiado ou simpatizante. É bom lembrar que a nossa campanha foi feita sem que o candidato gastasse um único centavo. Montado o governo Wagner, o companheiro Rui Costa foi nomeado Secretário de Relações Institucionais. Em virtude de nossa atuação nas eleições e por ser o único partido da base do Governo organizado no município, o PT convidou todas as forças que convergiram para a campanha de Wagner para compor os cargos do governo no município. Entre 2006 e as eleições municipais fomos recebidos pelo companheiro Rui apenas em três oportunidades, sem ter sequer uma única audiência com o Governador. Praticamente nenhuma de nossas reivindicações para beneficiar o município foi atendida pelo Secretário. Neste período, o Secretário começou a negociar, sem o conhecimento do Partido aqui no município, com o senhor José Ricardo, CACA, Carlista de longa data, prefeito por duas vezes aqui no município e atrelado ao grupo que está no poder em Miguel Calmon há cinqüenta anos massacrando e espoliando o nosso povo, cujo poder o companheiro Rui Costa prometeu trabalhar para destituir. Nas eleições de 2008, o Secretário apoiou abertamente a candidatura do senhor CACA, minando as campanhas e alianças do PT aqui no município. Mesmo com todos os convites que fizemos ao Secretário Rui para visitar nossa cidade, este sequer dignou-se a agradecer pessoalmente os votos obtidos, vindo aqui em Miguel Calmon apenas em maio de 2008, em evento organizado pelo prefeito do DEM e pelo pretenso candidato CACA. No palanque os petistas foram massacrados por declarações de apoio ao prefeito que sempre foi adversário histórico do PT e defensor de ACM, Cesar Borges e Paulo Souto. Os petistas não tiveram sequer a oportunidade de agradecer ao Governador, em público, pela visita e pelas obras liberadas. Sabemos agora que o atual prefeito, filiado ao PR, partido que tem o seu presidente, Cesar Borges, em oposição a Wagner e ao PT, declarou abertamente apoio à futura candidatura do companheiro Rui Costa para deputado federal, que passou a visitar regularmente este município, sempre a convite do prefeito, anunciando verbas para obras e benefícios. Nós do PT nunca conseguimos entender a posição do companheiro Rui Costa que desprezou o PT deste município, numa atitude indigna e de extrema ingratidão. Para nossa surpresa, num ato de extrema infidelidade e desprezo aos companheiros do Partido, passando por cima inclusive do nosso trabalho nas campanhas eleitorais, dentro do Partido e junto às classes menos favorecidas desta cidade, o companheiro Rui Costa Excluiu o partido de participar do Governo neste município demitindo filiados e simpatizantes do PT, disponibilizando ao prefeito todos os cargos do governo aqui em Miguel Calmon, já que demitiu os gerentes da ADAB sem sequer dar conhecimento ao Diretório do PT. O prefeito, que é do PR, já tem sobre sua influência os cargos da Embasa, ADAB, Parque das Sete Passagens e RETRAN, e se arvora de poder indicar as vagas remanescentes das Escolas Estaduais (que hoje são ocupados mediante eleição). Indicou um primo seu para ocupar a gerência do RETRAN que inclusive é dono de uma emplacadora em nosso município, e outro aliado político, condenado em processo por agredir brutalmente um militante do nosso partido em evento eleitoral, e que tem inclusive sua esposa como secretaria municipal de cultura, para uma das gerências da ADAB. Por isto tudo, o PT de Miguel Calmon vem manifestar sua indignação ao Diretório Nacional, ao Diretório Estadual e demais instâncias do Partido. Bem como aos filiados do PT neste município e a toda população em Geral. Apesar de tudo aqui relatado, o nosso partido afirma a sua disposição de continuar na luta, trabalhando com todas as suas forças para derrubar o poder que mantém o nosso povo na miséria e pobreza extrema. Nada obstante, estaremos trabalhando para dar continuidade ao processo de transformação social que o Brasil vem passando, apoiando de forma incondicional a companheira Dilma para a presidência do Brasil. Na Bahia, mesmo sendo tratados como oposição, e sendo esquecidos pelas forças do governo, estaremos na luta para reeleger o Governador Jaques Wagner que vem trabalhando de forma significativa para reconstruir o nosso Estado e dar continuidade ao processo de transformação das condições sociais do povo baiano.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE MIGUEL CALMON
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Partido Verde de Jacobina reúne-se para avaliação do primeiro semestre 2009.
Reuniu-se na última quinta-feira, 13/08/09, a direção e filiados do PV para discutir a seguinte pauta:
• Avaliação da atuação do Vereador Milton Sena no primeiro semestre de 2009 e Propostas para o segundo semestre: Neste ponto os membros do partido mostraram-se satisfeitos com a atuação do parlamentar que vem defendendo as idéias do grupo, denunciando os desmandos do atual Poder Executivo, cobrando o respeito pela população e pelo patrimônio público, fazendo indicações e requerimentos de serviços e equipamentos que venham a beneficiar toda a comunidade. Neste ponto o vereador disse que por ser oposição à atual gestora, nenhuma de suas reivindicações foram atendidas até o momento, prejudicando assim a população, principalmente os mais necessitados;
• Avaliação do Boletim e do Blog do PV de Jacobina: os membros do partido parabenizaram os responsáveis pelo boletim e pelo blog com importantes veículos para levar à comunidade as idéias e ações do partido e sugeriram o lançamento do novo boletim;
• Eleições 2010: os membros do partido discutiram a possível vinda de Marina Silva para o PV e as possibilidades de candidaturas e alianças para o próximo pleito;
• Avaliação dos eventos do primeiro semestre: os membros acharam positivas as atividades do primeiro semestre. As reuniões mensais e o Encontro Regional, com representes dos municípios de Jacobina. Mirangaba, Capim Grosso, Juazeiro, Sobradinho, além da direção estadual, foram elogiada por todos;
• Propostas de atividades para o segundo semestre: a direção apresentou aos membros do partido as propostas de evento para o segundo semestre onde se destacam: Seminário sobre cooperativismo (com a presença do deputado federal Edson Duarte e outros convidados); Seminário sobre Segurança Pública; Curso de capacitação para vereadores e suplentes do Partido Verde; Seminário sobre Educação, Esporte, Cultura e Inclusão Social, com o foco na juventude, principalmente nos mais carentes. Todos esses eventos devem acontecer até o final de dezembro.
A direção do Partido Verde informou que no segundo semestre continuarão acontecendo às reuniões mensais com todos os membros e reuniões quinzenais da direção, aberta a participação dos filiados.
sábado, 15 de agosto de 2009
Indicações, Requerimentos e Moções realizadas pelo vereador Milton da Natureza no primeiro semestre de 2009 (Parte II).
Continuidade da Prestação de contas das ações do vereador Milton da Natureza no primeiro semestre de 2009:
• Moção de Aplausos 01/09 em Homenagem às Mulheres pelo dia 08 de Março;
• Moção de Pesar 06/09 à família da Professora Alcira Pereira Carvalho Silva;
• Requerimento 041/09 a Secretarias de Saúde e a de Bem Estar Social do município solicitando a realização de um levantamento nos bairros e nas comunidades para identificar pessoas carentes que não possuam condições de comprar tampas para os tanques e reservatórios, atendendo ao Artigo 8º da Lei 626 de 20 de março de 2003, que obriga os responsáveis a manter as caixas d’água tampadas;
• Requerimento 044/09 à Secretária de Saúde do Município para disponibilizar uma linha 0800 para que atenda a denúncias sobre dengue de acordo com o Artigo 2º da Lei 626 de 20 de março de 2003.
• Requerimento 063/09 à Chefe do Executivo Municipal para que a Assessoria Jurídica do Município disponibilize o atendimento gratuito as pessoas que comprovadamente não tenham como arcar com despesas de processos junto a Justiça;
• Indicação 075/2009 à Chefe do Executivo Municipal da necessidade da urbanização da Praça na Rua São Francisco de Assis, Bairro da Catuaba (atrás do Posto Gumiro);
• Indicação 076/2009 à Chefe do Executivo Municipal da necessidade da abertura do PSF no Bairro da Catuaba;
• Indicação 077/2009 à Chefe do Executivo Municipal da necessidade da construção de uma Creche no bairro da Catuaba;
• Indicação 209/2009 à Chefe do Executivo Municipal da necessidade da construção de um curral para a comercialização de animais na comunidade de Lages do Batata;
• Indicação 227/2009 à Chefe do Executivo Municipal para a necessidade da recuperação da pavimentação, saneamento básico e iluminação da Rua do Rosário no Bairro da Bananeira;
• Indicação 228/2009 à Chefe do Executivo Municipal à necessidade de pavimentação, saneamento básico, iluminação e construção de um cais na Rua Torquato Dias Teixeira (a partir do fundo do Colégio Oasis), bem como rondas da viatura da Polícia Municipal naquele logradouro;
• Indicação 237/2009 à Chefe do Executivo Municipal para a necessidade da revisão geral na rede de iluminação pública do Distrito de Caatinga do Moura;
• Indicação 238/2009 à Chefe do Executivo Municipal para a necessidade de uma revisão geral na rede de iluminação pública no Povoado de Olhos D’água no Distrito de Caatinga do Moura;
• Indicação 239/2009 à Chefe do Executivo Municipal para a necessidade de uma revisão geral na rede de iluminação pública no Povoado de Lages do Batata;
• Indicação 240/2009 à Chefe do Executivo Municipal para a necessidade da urbanização da Praça na Rua São Francisco de Assis no Bairro da Catuaba (atrás do Posto Gumiro):
• Indicação 241/2009 à Chefe do Executivo Municipal para a necessidade da recuperação da estrada que liga o Distrito de Caatinga do Moura a Olhos D’água;
• Indicação 242/2009 à Chefe do Executivo Municipal para a necessidade urgente da conclusão das obras na Praça Rinaldo Magalhães no Povoado de Lages do Batata.
O vereador Milton assume seu compromisso de continuar combatendo as injustiças e lutando pela melhoria da qualidade de vida dos jacobinenses, não só no segundo semestre de 2009, mas no decorrer de todo seu mandato.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Marina Silva já fala como candidata do PV à Presidência
Quarta-feira, 12 Agosto de 2009.
A senadora Marina Silva (PT-AC) já fala como candidata do PV à Presidência. Embora não tenha dado a resposta definitiva ao convite dos verdes para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano que vem, suas declarações deixam claro que o PT, no qual milita há 30 anos, já é parte do passado. E seu plano agora é abraçar as novas utopias. "Estou com 50 anos e é isso que me leva a essa (nova) discussão. Nós precisamos ter novos mantenedores de sonhos e de utopias."
No Palácio do Planalto já é dada como certa a saída de Marina. Lula acha que a ex-ministra deixará mesmo o PT. Não pretende procurá-la, porque acha que pode ouvir um "não". Desde que Marina deixou o Ministério do Meio Ambiente, em 13 de maio de 2008, os dois estão cada vez mais distantes. A presença de Marina numa cerimônia no Planalto, no ano passado, chegou a ser constrangedora, visto que ela não sorriu em resposta a nenhuma das brincadeiras feitas por Lula. E, nos últimos meses, a distância só aumentou. Marina opôs-se à aprovação da medida provisória que regularizou terras da União ocupadas ilegalmente na Amazônia. Chegou a fazer um apelo ao presidente para que vetasse artigos tidos como prejudiciais à floresta, mas ele não a ouviu.
A senadora afirma que está vivendo um sério momento de reflexão e não teme nem mesmo uma punição partidária, como a possibilidade de o PT invocar a fidelidade partidária e lhe tomar o mandato, caso vá para o PV. "Meu mandato é uma honra tê-lo recebido do povo acreano. E eu o tenho honrado até hoje. Mas não será o medo da perda do mandato que me fará desistir de qualquer coisa que acredito ou defendo. Quando você fala de algo com a magnitude que estou fazendo, o cálculo político (da manutenção do mandato) apequena o debate."
Outro indicativo da disposição de Marina de mudar de partido está na resposta que deu à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, virtual candidata a presidente pelo PT. No sábado, Dilma fez um apelo para que Marina não saia do partido. "Fiquei sabendo que ela fez um apelo e, ao mesmo tempo, disse que me entende. Afinal, ela saiu do PDT para ir para o PT e sabe como é isso", respondeu Marina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://br.noticias.yahoo.com/s/12082009/25/politica-marina-silva-ja-fala-candidata.html
sábado, 8 de agosto de 2009
Vereador do PV, Milton Sena, participa do Programa Painel de Notícias, com o radialista Maurício Dias.
No dia 04 de agosto de 2009 o vereador do Partido Verde (PV), Milton Sena, concedeu entrevista ao radialista Maurício Dias no Programa Painel de Notícias na Rádio Clube Rio do Ouro. No decorrer do programa o radialista cobrou dos vereadores as suas atuações e posturas diante da atual situação política e administrativa de Jacobina. Em determinado momento o vereador do PV ligou para a rádio, parabenizando Maurício pela sua atuação, competência e coragem por discutir problemas que fazem parte do dia-a-dia do jacobinense e passam por decisões políticas tanto do poder executivo quanto do poder legislativo do município. O edil se colocou à disposição do apresentador do Painel de Notícias para prestar conta de suas ações quanto vereador. Maurício solicitou ao parlamentar que informasse a ele e à população as ações do seu mandato.
Milton informou que uma de suas principais preocupação é a questão da saúde pública no município que passa por um desmanche sem precedentes. Isto o levou a solicitar à Câmara de Vereadores a criação de uma comissão para acompanhar a situação e procurar soluções para superar o caos que tomou conta do município com o fechamento do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, de vários PSFs, da desestruturação do CAPS e CAPS AD, da Clínica de Fisioterapia e dos laboratórios que realizavam exames gratuitos para a população. Milton comentou também o desrespeito aos profissionais de saúde aprovados no seletivo e dispensados pela atual gestora. Tudo isso o levou a fazer denúncias ao Ministério Público, à SESAB e ao Ministério da Saúde. A SESAB enviou a Jacobina um grupo de auditores que se reuniu com o vereador para detalhar as denúncias e encaminhá-las às esferas competentes para a devida punição e correção de rota, quando constatados os fatos.
O vereador informou que desde o início do seu atual mandato vem denunciando nas sessões da Câmara, e levando ao conhecimento do ministério Público, o abuso de poder e o descaso para com a população e com os bens públicos por parte do poder executivo, a exemplo de perseguições a funcionários e pessoas de comunidade e os casos de nepotismo. Em sua análise o parlamentar comentou que tem observado que os últimos governantes municipais têm direcionado suas ações para beneficiar a elite jacobinense.
Maurício pediu informações sobre situação do Vereador Noelson, de Caatinga do Moura. Milton informou que o processo de expulsão de Noelson já foi concluído nas instâncias internas do partido e que o presidente está encaminhando essa resolução à justiça eleitoral. Informou também que está tramitando, em Salvador, o processo de resgate do mandato e que está aguardando o resultado do julgamento das contas do edil.
Prosseguindo, Milton disse que está solicitando que a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores tome providências junto ao Ministério Público e à Prefeitura para que os bancos obedeçam a lei que estabelece que as pessoas não podem ficar mais que quinze minutos nas filas, pois hoje o que se vê são pessoas chegando a ficar até quatro horas nessas filas, demonstrando um verdadeiro abuso ao cidadão. Milton falou ainda do desrespeito dos correios para com seus clientes e que solicitou ao presidente da Câmara que convidasse o Diretor da entidade para ir à próxima sessão para prestar esclarecimentos à população.
Sobre a atual Câmara Milton falou que não concorda com a atual direção em alguns pontos a exemplo da determinação que reduz o tempo de pronunciamento do vereador para apenas cinco minutos durante a sessão. Milton acredita que isso, junto com a mudança da sessão para o turno diurno, seja uma manobra para calar a oposição em suas constantes denúncias contra as irregularidades do poder executivo e para que um número menor de pessoas possa assistir às sessões. Por esse motivo ele solicitou que seja revista a questão do tempo e que as sessões voltem a acontecer à noite (o que já vai ocorrer a partir da próxima sessão).
Milton disse a Maurício que, junto com outros vereadores, solicitou que o presidente da Câmara esclarecesse a denúncia de um jornal local sobre uma nota com um valor excessivo de combustível e solicitou informações sobre os contratos e valores dos mesmos entre a Câmara e empresas que prestam serviço ao legislativo jacobinense.
O vereador do PV disse que apresentou um projeto de lei solicitando que seja colocado o nome de Fernando Daltro na plenária da Câmara, em homenagem ao ilustre cidadão e líder político jacobinense.
O parlamentar disse que além de ser um ferrenho defensor dos direitos da população, em especial dos mais carentes, tem visitado constantemente o Tribunal de Contas do Município para averiguar como estão sendo aplicados os recursos do município. Finalizando sua participação Milton disse que faz parte de sua rotina visitar as comunidades, ouvindo reclamações e demandas das pessoas, sempre procurando soluções para os problemas.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Com apoio do PV, Marina Silva cobra foco na agenda ambiental
Assediada pelo PV para concorrer ao Palácio do Planalto no ano que vem, a senadora Marina Silva (PT-AC) afirmou ontem que cogita a possibilidade de trocar de partido por acreditar que nenhum governo, inclusive o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu até hoje a devida prioridade à questão ambiental. "Não se trata de colocar o foco no PT ou no governo. Mas é que, simplesmente, é algo que não foi colocado como estratégico por nenhum partido e nenhum governo até agora. Nem no Brasil, nem em outras regiões", disse.
PUBLICIDADE
Marina pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente no ano passado em meio a pressões por causa da demora no licenciamento ambiental de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto está a cargo da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência. Marina, que ao sair alegou dificuldades para cumprir a agenda ambiental, afirmou não alimentar ressentimentos. "Política não se faz com mágoa", disse. As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo. Quinta-feira, 06 de Agosto de 2009.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Indicações, Requerimentos e Moções realizadas pelo vereador Milton da Natureza no primeiro semestre de 2009 (Parte I).
Prestando conta das ações do seu mandato no primeiro semestre de 2009, o vereador Milton da Natureza divulga suas indicações, requerimentos e moções nesse período:
• Moção de Pesar 01/09 à família do Sr. Francisco Félix da Costa, conhecido popularmente por “Chato”;
• Requerimento 06/09 à Chefe do Poder Executivo solicitando a colocação de uma ambulância à disposição da comunidade de Lages do Batata;
• Requerimento 07/09 à Chefe do Poder Executivo solicitando disponibilidade de médico e dentista na Maternidade em Lages do Batata;
• Requerimento 08/09 à Chefe do Poder Executivo solicitando a liberação do carro-pipa para atender a comunidade de Lages do Batata;
• Requerimento 09/09 à Chefe do Poder Executivo solicitando a conclusão do serviço de jardinagem na Praça Rinaldo Magalhães em Lages do Batata;
• Requerimento 10/09 à Chefe do Poder Executivo solicitando a abertura e funcionamento do INFOCENTRO em Lages do Batata;
• Requerimento 11/09 à Chefe do Poder Executivo solicitando melhoramentos no serviço de limpeza e coleta de lixo em Lages do Batata;
• Requerimento 29/09 às operadoras OI e CLARO implantação de sinal nas seguintes localidades: Caatinga do Moura, Junco, Paraíso e Lages do Batata;
• Indicação 045/2009 à Chefe do Poder Executivo para a necessidade de aquisição de um veículo “rabecão” para o município de Jacobina;
• Indicação 046/2009 à Chefe do Poder Executivo para a necessidade da recuperação da pavimentação da Rua João Teixeira, Bairro do Peru, na sede do município;
• Indicação 047/2009 à Chefe do Poder Executivo para a construção de uma “rotatória”em frente ao cemitério na sede di município;
• Indicação 130/2009 à Chefe do Poder Executivo a necessidade de colocação de manilhas de 6 (seis) metros na estrada de Cafelândia, em frente ao assentamento dos Pilões;
• Indicação 131/2009 à Chefe do Poder Executivo a necessidade de recuperação da caixa d’água no assentamento dos Pilões;
• Indicação 132/2009 à Chefe do Poder Executivo a necessidade da recuperação da caixa d’água da PMJ no povoado de Genipapo de Miguel Calmon, nas proximidades da residência do Sr. Aureliano, e a colocação de manilhas no mesmo endereço;
• Indicação 133/2009 à Chefe do Poder Executivo a necessidade de revisão de lâmpadas e reatores nos bairros de Jacobina III e Alexandre Sinfrônio;
• Indicação 134/2009 à Chefe do Poder Executivo a necessidade da urbanização da Praça da Igreja no Bairro da Jacobina III;
• Indicação 135/2009 à Chefe do Poder Executivo da necessidade na revisão na pavimentação das ruas e caminhos do Bairro da Jacobina III e Alexandre Sinfrônio;
• Indicação 135/2009 à Chefe do Poder Executivo para a necessidade da abertura do PSF na comunidade de Roçado da Caatinga do Moura.
Milton solicitou ainda ao deputado federal Edson Duarte, do PV, a inclusão do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho em emenda parlamentar visando à liberação de recursos para o mesmo por parte do Governo Federal. O edil realizou também viagens a Salvador onde se reuniu com secretários de estado e visitou órgãos governamentais sempre reivindicando serviços, investimentos e resoluções de problemas do município de Jacobina.
Nas suas falas nas sessões da Câmara o edil sempre foi um defensor dos direitos dos cidadãos, denunciando os abusos a exemplo da situação caótica da saúde no município, do desrespeito ao povo por parte dos bancos em suas imensas filas, do mau atendimento do correio, dentre outras questões.
O vereador enfatizou que seu mandato é uma alternativa para as justas reivindicações em benefício de todos os jacobinenses e coloca-se à disposição de qualquer cidadão para levar às instâncias que forem necessárias as solicitações em prol de Jacobina.
Assinar:
Postagens (Atom)